Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020


]

China nunca foi manipuladora de moedas, diz porta-voz chinês após EUA abandonarem essa designação


Beijing – O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, disse nesta terça-feira que o país nunca foi manipulador de moedas, acrescentando que os Estados Unidos abandonaram essa designação de acordo com os fatos e o consenso internacional.
O oficial fez as declarações em uma entrevista coletiva ao responder uma pergunta sobre os Estados Unidos, que removeram na segunda-feira o rótulo de manipulador de moedas que impuseram à China no verão do ano passado.
“A China nunca foi manipuladora de moedas. A última conclusão dos EUA está de acordo com os fatos e o consenso da comunidade internacional”, disse Geng.
Ele acrescentou que a mais recente avaliação do Fundo Monetário Internacional concluiu que o nível da taxa de câmbio do yuan corresponde aos fundamentos da economia em geral, negando objetivamente a alegação de que a China é um “manipulador de moeda”.
A China é um país responsável, salientou Geng, acrescentando: “reiteramos repetidamente que não participaremos de desvalorizações competitivas da moeda e que nunca usaremos a taxa de câmbio como ferramenta para lidar com conflitos comerciais”.
A China aprofundará inabalavelmente a reforma orientada ao mercado do mecanismo da taxa de câmbio do yuan, continuará a melhorar o sistema de taxa de câmbio flutuante gerenciada com base na oferta e demanda do mercado e na referência a uma cesta de moedas, e manterá a taxa de câmbio do yuan basicamente estável em um nível razoável e equilibrado, acrescentou Geng.
(*) Com informações da Xinhua


https://www.comexdobrasil.com/china-nunca-foi-manipuladora-de-moedas-diz-porta-voz-chines-apos-eua-abandonarem-essa-designacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário