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sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Brasil e Irã negociam acordos visando elevar o comércio bilateral ao patamar de US$ 5 bilhões

















Brasília – O Irã é um país estratégico por sua posição na Ásia Central. No Oriente Médio possui um mercado consumidor de 80 milhões de pessoas e sua economia está em crescimento. No ano passado, após a suspensão das sanções americanas, seu PIB cresceu 13% e esse potencial não passou despercebido pelo Brasil.
Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra oportunidades em pelo menos 203 produtos de dez setores brasileiros. A dificuldade é como financiar as exportações, já que os bancos brasileiros não mantêm relacionamento financeiro com o Irã, por receio de sofrer punições dos Estados Unidos.
Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e apoio do Banco Central do Brasil e do Ministério das Relações Exteriores, nessa última quarta-feira (9) a CNI organizou o Seminário Relações Econômicas Brasil – Irã. O evento contou com a participação do presidente do Banco Central do Irã, Hossein Yaghoobi, e do embaixador do Irã no Brasil Seyed Ali Saghaeyan, além de autoridades e empresários brasileiros.
O embaixador do Brasil no Irã, Rodrigo Azeredo, explicou que o novo desafio é convencer os bancos brasileiros de que eles não estão sujeitos a punições, caso negociem com o Irã. No curto prazo, Azeredo lembrou que os bancos iranianos possuem uma grande rede de acordos de correspondentes bancários com instituições na Europa e na Ásia, que podem ser usados pelas instituições brasileiras.
Além disso, o Banco Central do Brasil e do Irã começaram a estudar a possibilidade de utilizar o sistema de pagamento em moedas locais, entre os bancos centrais. “É claro que esse sistema de pagamento em moedas locais ajuda, facilita, mas nunca substituirá as relações bancárias que são sempre importantes”, disse Azeredo. Existe ainda a possibilidade de se abrir uma linha de financiamento de longo prazo com o BNDES, que seria um arranjo financeiro entre os governos com as garantias negociadas, para projetos estruturantes.
Crescimento do comércio
 “A reabertura do Irã para o mundo nos dá a possibilidade de caminhar para um patamar novo de comércio bilateral. Hoje em dia, o nosso comércio está na casa de US$ 2,3 bilhões. Mas ainda há muito a fazer, principalmente se temos presente a ambiciosa marca de US$ 5 bilhões que estabelecemos para o comércio bilateral”, explicou o subsecretário-geral de Cooperação Internacional, Promoção Comercial e Temas Culturais do Itamaraty, embaixador Santiago Mourão.
Segundo ele, para avançar no comércio bilateral o governo brasileiro e o governo iraniano estão empenhados em encontrar as alternativas e os caminhos para normalizar o relacionamento financeiro entre os dois países. “É preciso que o setor privado, que é quem opera em última instância, esteja do nosso lado. E também se envolva na montagem de arquitetura que permita esse fluxo”, ressaltou.
O presidente do Banco Central do Irã, Hossein Yaghoobi, afirmou que as sanções foram muito pesadas para o país. No entanto, eles têm trabalhado para fortalecer os instrumentos do sistema financeiro, o que tem sido reconhecido por outros BRICS, como China e Rússia. Neste momento, o Irã está voltado para uma estratégia de ampliação das relações comerciais e acredita que o Brasil pode ser sua ponte na América Latina.
“O comércio nunca para. Se não tiver o canal bancário, o pagamento vai passar por meios não confiáveis. É sobre isso que estamos falando: os bens do Brasil estão entrando no Irã com risco”, afirmou Yaghoobi.
Oportunidades
 Para o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, existem oportunidades de comércio, investimentos, integração e de cooperação não exploradas em diversas áreas como energia, indústria de defesa, setor automotivo, químico, transporte e siderurgia, com altas tarifas. “Neste momento, defendemos que o Mercosul negocie um acordo comercial com o Irã”, afirmou Abijaodi. Já o especialista em Negociações Internacionais da CNI, Fabrízio Panzini, lembrou que “o Brasil enfrenta tarifas que variam entre e 4% a 40% e o acordo comercial é o principal caminho para reduzir esse custo”.
Entre outras oportunidades, o coordenador de Inteligência e Comércio da APEX-Brasil, Igor Celeste, afirmou que na próxima década o Irã deve renovar sua frota de aviões, com 400 a 500 novas aeronaves. “Além disso, há oportunidades no setor de beleza. Os iranianos aceitam bem produtos estrangeiros nesta área, e franquias. A Yogoberry, por exemplo, já está no mercado iraniano”, acrescentou.

https://www.comexdobrasil.com/brasil-e-ira-negociam-acordos-visando-elevar-o-comercio-bilateral-ao-patamar-de-us-5-bilhoes/

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Secretário do MDIC diz que governo vai priorizar medidas para reduzir custos de exportação













Rio de Janeiro – Iniciativas para facilitação de comércio serão uma das vertentes priorizadas pelo governo para reduzir custos de exportação no país, afirmou o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Abrão Árabe Neto.
Segundo ele, a medida principal é a conclusão do Portal Único do Comércio Exterior, que reformula os processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro.
A estimativa é que, até o fim de 2017, 100% das exportações ocorram pela ferramenta. Já as operações de importações estarão totalmente disponíveis pelo Portal até dezembro de 2018.
“Com o Portal, há um potencial de crescimento anual de 6% a 7% das exportações, e um incremento do PIB da ordem 1,5%. Nos aspectos operacionais, deverá reduzir 40% o tempo médio de importação e exportação. Atualmente, quase um terço das empresas que realiza vendas externas faz seus processos por meio do Portal”, disse Neto, em participação no primeiro painel do Encontro Nacional do Comércio Exterior (Enaex), que esse ano tem como tema “reduzir custos para exportar, industrializar e crescer”.
O secretário pontuou que, além da facilitação de comércio, a redução de custos também será contemplada em iniciativas de acordos comerciais e de investimentos, e de diminuição de barreiras à exportação: “Acordos também são formas de redução de custo, porque com eles podemos ter tarifas diferenciadas, acessar novos mercados e ter ganho de escala de produção. Devem, portanto, ser vistos como uma forma de integração e de dar competitividade à nossa produção”.
Roberto Giannetti da Fonseca, vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), defendeu que a redução de custos tributários e trabalhistas são primordiais para o fomento à exportação.
“O custo tributário impacta o capital de giro. Os juros praticados no Brasil também são uma desvantagem para as empresas. Pelo lado trabalhista, o aumento de  salários sem tem que ser acompanhado por um incremento da produtividade  para que seja justificável. O excesso de custos gera desemprego e prejudica nossa competitividade”, concluiu.
Também participaram do painel Ronaldo Lázaro Medina, subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Secretaria da Receita Federal do Brasil, e José Rubens de La Rosa, presidente da Funcex e ex-CEO da Marcopolo.
(*) Com informações da AEB

https://www.comexdobrasil.com/secretario-do-mdic-diz-que-governo-vai-priorizar-medidas-para-reduzir-custos-de-exportacao/

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Duratex amplia exportações e mercado externo responde por 17% da receita obtida pela empresa












São Paulo – A Duratex informou que o mercado externo foi responsável em parte por seu desempenho positivo no segundo trimestre. A empresa obteve receita líquida de R$ 916,7 milhões, sendo que R$ 160,2 milhões vieram das exportações, o que equivale a 17,5% do total. Neste valor estão incluídas vendas a países do Oriente Médio e Norte da África. A companhia produz painéis de madeira, além de louças e metais sanitários das marcas Deca e Hydra.
“Esse é um mercado consumidor atrativo, em que a companhia exporta, basicamente, painéis de madeira (MDP, MDF e chapa de fibra)”, disse a indústria sobre o Oriente Médio e Norte da África em resposta a perguntas da ANBA. “A Duratex considera a região importante para o escoamento de seus produtos”, acrescentou a empresa por e-mail nesta segunda-feira (07).
Ao apresentar seu balanço do segundo trimestre na semana passada, a Duratex destacou que os resultados das exportações foram bons, especialmente de produtos de madeira. A vendas externas como um todo avançaram 7,6% sobre o primeiro trimestre. Em relação ao segundo trimestre de 2016, porém, houve um recuo de 23,8%.
A companhia divulgou também que a margem Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) ficou em 19,4% no segundo trimestre de 2017, ante 15,6% nos três primeiros meses deste ano. A empresa registrou lucro líquido de R$ 24,8 milhões de abril a junho, contra um prejuízo de R$ 7,5 milhões de janeiro a março.
Madeira para os árabes
As exportações brasileiras de madeiras e produtos de madeira aos países árabes somaram pouco mais de US$ 18 milhões no segundo trimestre, um aumento de 10,16% sobre o mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). A Arábia Saudita foi o maior mercado da região de abril a junho.
As vendas de painéis de madeira do Brasil à região renderam US$ 3,75 milhões no segundo trimestre, um crescimento de 21,2% em comparação com o mesmo período de 2016. A Arábia Saudita foi também o principal destino neste caso.
(*) Com informações da ANBA

https://www.comexdobrasil.com/duratex-amplia-exportacoes-e-mercado-externo-responde-por-17-da-receita-obtida-pela-empresa/

terça-feira, 8 de agosto de 2017

China anuncia interesse na negociação de um acordo de livre comércio com o Mercosul














Montevidéu – O conselheiro econômico e comercial da Embaixada da China no Uruguai, Zhou Quan, declarou nesta segunda-feira (7) à agência de notícias EFE que o país asiático tem “intenções de negociar um tratado de livre comércio (TLC) com o Mercosul e o Uruguai”.
Sobre a possibilidade de um TLC entre China e Uruguai, o diplomata destacou que “o governo chinês sempre tem uma atitude muito positiva e aberta para assinar um tratado que possa promover ainda mais as relações comerciais e econômicas com o Uruguai”.
“A questão é que o Uruguai também faz parte do Mercosul, então, dentro desse bloco é preciso cumprir algumas condições ou assinar alguns documentos com eles para possibilitar um TLC”, explicou.
Em relação a esta situação, o representante chinês concluiu que existem duas possibilidades: “ou que ocorram negociações entre Mercosul e China ou avançar [em um TLC com] o Uruguai, mas com o respaldo dos outros países-membros”.
O diretor da região Ásia, África e Oceania do Ministério de Relações Exteriores uruguaio, Alberto Fajardo, também ressaltou a possibilidade de um TLC ao apontar que “o desejo de todos os parceiros do Mercosul é o de, eventualmente, assinar um acordo comercial com a China”.
Fajardo disse que  “houve o desejo de estabelecer e assinar um acordo de livre-comércio [com a China]”, mas que a negociação precisou ser adiada “por ser um tema que necessita ser coordenado com os parceiros no Mercosul”.
Ambos os diplomatas fizeram estas declarações depois de inaugurar o seminário Cooperação Técnica e Econômica da China e sua Política Externa, que ocorre em Montevidéu até 11 de agosto.
(*) Com informações da Agência EFE e da Agência Brasil

https://www.comexdobrasil.com/china-anuncia-interesse-na-negociacao-de-um-acordo-de-livre-comercio-com-o-mercosul/

segunda-feira, 7 de agosto de 2017


ROTA GLOBAL, PROGRAMA DA CNI PARA APOIAR ATUAÇÃO INTERNACIONAL DE EMPRESAS, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS








Iniciativa da CNI, desenvolvida com recursos da AL-Invest, da União Europeia, o Rota Global ajudará centenas de indústrias a iniciar ou fortalecer operações internacionais. Prazo para inscrição é até 15 de setembro
O Rota Global está disponível em 18 estados e não há limite de inscrições
Estão abertas as inscrições para o Rota Global, que oferecerá consultoria gratuita para empresas consolidarem ou começarem a atuar no comércio internacional. Até o dia 15 de setembro, negócios de todos os portes e setores podem se inscrever no site do programa para participar da primeira fase, que consiste em um questionário online de avaliação da maturidade de internacionalização da empresa. O Rota Global é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria a União Industrial Argentina (UIA) e o Parque Tecnológico de Extremadura (Fundecyt-PCTEX), na Espanha, e tem o apoio do Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
O Rota Global é executado pela Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), presente em todas as federações estaduais de indústrias, e será financiado com R$ 1,2 milhão obtido junto à AL-Invest, programa da Comissão Europeia de fomento à competitividade de micro, pequenas e médias empresas da América Latina. A meta da primeira etapa é avaliar a capacidade de atuação internacional de pelo menos 500 indústrias (não há limite de inscritos). Todos os candidatos receberão um relatório que identifica pontos fortes e desafios para a inserção internacional.
Inicialmente, o Rota Global estará disponível em 18 estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Podem participar empresas de todos os portes e setores industriais, com níveis diferentes de experiência no exterior. Por se tratar de um programa internacional, empresas da Argentina e da Espanha também serão atendidas pelas instituições parceiras nesses países.
SEGUNDA ETAPA – A partir do processo de avaliação, o Rota Global selecionará 200 empresas para a próxima fase, que vai até abril de 2018. Neste período, as indústrias receberão consultoria personalizada e gratuita para construir o plano de negócios de apoio à internacionalização ou consolidação da empresa no mercado externo. O objetivo é promover melhorias concretas na operação internacional em pelo menos 100 delas até junho do ano que vem.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, o programa é uma grande oportunidade para a indústria brasileira ampliar a participação no mercado internacional, sobretudo pequenas e médias empresas. “O Rota Global vai considerar a realidade de cada empresa no desenho de estratégia que dê chances reais de inserção no mercado internacional. Além disso, é uma consultoria especializada gratuita”, afirma.
RECURSOS EUROPEUS – O AL-Invest é um Programa da Comissão Europeia para fomentar a produtividade e a competitividade de MPMEs, na América Latina como forma de combater a pobreza e a desigualdade social. Na segunda convocatória da quinta edição, foram disponibilizados 4,9 milhões de euros para financiar projetos na região.
PARTICIPE
Para participar do Rota Global, basta acessar o site do programa.
TEM DÚVIDAS?
Procure o Centro Internacional de Negócios na Federação das Indústrias do seu estado.

Por Ariadne Sakkis
Da Agência CNI de Notícias

http://www.exportnews.com.br/2017/08/rota-global-programa-da-cni-para-apoiar-atuacao-internacional-de-empresas-esta-com-inscricoes-abertas/