Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Oficina em São Paulo ajudará empresas a fabricar produtos voltados para o mercado exterior













Brasília – As empresas não exportadoras da região de São Paulo (SP) terão a oportunidade de aprender a desenvolver produtos para o comércio internacional com a Oficina de Competitividade organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em 24 de agosto. A capacitação é voltada para empresas que participam do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). As inscrições podem ser feitas até a véspera do evento.
Durante a oficina de Desenvolvimento de Produtos para Comércio Exterior serão apresentadas práticas e conhecimentos técnicos para que os participantes desenvolvam estratégias e competências para o aprimoramento de seus produtos e empresas, tornando-as mais competitivas para o comércio exterior.
As ações do PEIEX acontecem em locais onde há concentração empresarial e vão desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem apenas do próprio empresário e dos seus recursos disponíveis, até ações relativas à informação e ao acesso a mercados, que são processos externos.
A gestão do programa é feita pela Apex-Brasil e a execução e o ambiente de operacionalização recebem o nome de Núcleo Operacional (NO) – unidades instaladas em diferentes regiões nos estados brasileiros responsáveis pelo atendimento às empresas. Existem hoje cerca de 1.200 municípios atendidos pelos núcleos.
Para participar do PEIEX, o primeiro passo é solicitar uma visita da equipe técnica do Núcleo Operacional mais próximo, veja aqui a lista dos Núcleos com os respectivos contatos. A partir da visita, os técnicos verificam se a empresa está pronta para participar do programa e, se for o caso, será disponibilizada uma ficha de inscrição.
São 40 vagas em cada oficina e será permitida apenas uma inscrição por empresa. Para inscrições e mais informações, entre em contato pelo e-mail apexbrasil@apexbrasil.com.br.
Serviço
Desenvolvimento de Produtos para Comércio Exterior
Data: 24/8
Local: Av. Paulista, 967 – 4º andar – sala 403, Bela Vista, São Paulo (SP)
Inscrições até 23/8
Horário: de 8h30 às 17h30
Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo e-mail apexbrasil@apexbrasil.com.br
(*) Com informações da Apex-Brasil
 https://www.comexdobrasil.com/oficina-em-sao-paulo-ajudara-empresas-fabricar-produtos-voltados-para-o-mercado-exterior/

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Câmara de Comércio Internacional lança em SP Comissão de Políticas de Comércio no Brasil













São Paulo – Com o objetivo de ampliar os debates sobre as políticas de abertura do comércio internacional, a Câmara de Comércio Internacional (ICC, na sigla em inglês) lança hoje (14), a ICC Commission on Trade & Investment Policies no Brasil. O evento ocorre na sede da ICC Brasil em São Paulo, a partir das 9h.
O lançamento da Comissão contará com as presenças do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, e do presidente da ICC Brasil, Daniel Feffer, que dará posse a Daniel Godinho, ex-Secretário de Comércio Exterior do MDIC entre 2013 e 2016 e diretor da WEG Brasil, como presidente do órgão.
Também será anunciado o lançamento do projeto “Comércio de serviçosabertura para a competitividade”, com o objetivo de discutir políticas para abertura do setor de serviços. Conforme apontou o WTO Trade Policy Review do Brasil, o setor de serviços é o que mais apresenta deficiências estruturais que freiam o potencial de crescimento da economia brasileira no seu conjunto, sendo o mais fechado para o comércio internacional.
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), A nova comissão do ICC no Brasil pretende defender a entrada do Brasil em tratados comerciais de serviços prioritários, como o Acordo de Comércio de Serviços (TISA), além de apresentar propostas ao governo para melhorar a regulamentação.
Na ocasião, a CNI apresentará estudo sobre a participação do país nos acordos comerciais de serviços e as prioridades para aumentar as exportações do setor. O segmento de serviços representava 71% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 66% dos empregos em 2014. Apesar desse peso do setor para a economia, o Brasil possui apenas dois acordos comerciais de serviços, um no contexto do Mercosul e outro com o Chile.
Após o evento será oferecido almoço pela Dubai Chamber of Commerce & Industry.

https://www.comexdobrasil.com/camara-de-comercio-internacional-lanca-em-sp-comissao-de-politicas-de-comercio-no-brasil/