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quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Ministro da Agricultura negocia em Moscou ampliação do comércio Brasil-Rússia










Em viagem a Moscou, o ministro Blairo Maggi (Mapa) está negociando a ampliação do comércio bilateral agrícola entre Brasil e Rússia. Segundo ele, o setor do agronegócio brasileiro quer aumentar as exportações de carnes bovina e suína e de soja para aquele mercado, além de ter um maior número de frigoríficos habilitados para embarques. A Rússia, por sua vez, espera vender trigo, pescados (bacalhau in natura) e cortes de picanha de gado para o Brasil.
“Estamos negociando e com certeza vamos avançar”, disse Maggi. “Sempre repito que o comércio internacional tem duas vias: os países e as empresas querem comprar, mas também desejam vender.” Em Moscou, ele já teve reuniões com o ministro da Agricultura russo, Alexander Tkatchev, e com empresários para tratar do comércio bilateral.
Maggi destacou que a produção agrícola russa vem crescendo nos últimos tempos. “Neste ano, por exemplo, a safra de trigo da Rússia é calculada em 80 milhões de toneladas. Por isso, o país busca um acordo fitossanitário com o Brasil para que o cereal deles tenha acesso ao nosso mercado, que importa cerca de 5 milhões de toneladas por ano.”
De acordo com Maggi, a Rússia também está aumentando a área de cultivo de soja e milho e a criação de suínos e bovinos. “Então, num prazo de 10 anos, o país será autossuficiente em tudo e também quer exportar, o que é natural. E nós, brasileiros, queremos que nossos alimentos tenham maior participação naquele mercado.”
Em 2016, as exportações agrícolas do Brasil para a Rússia totalizaram US$ 2,07 bilhões, com saldo positivo de US$ 2,06 bilhões. Os principais produtos embarcados foram carne suína in natura (US$ 513,4 milhões), soja em grãos (US$ 411,1 milhões) e carne bovina (US$ 389,8 milhões). Já as vendas de alimentos russos para o mercado brasileiro foram de US$ 4,74 milhões.
Maggi fica na Rússia até esta quinta-feira (5). Depois, viaja para Colônia, Alemanha, onde visita a feira de Anuga, no sábado (7). O ministro chefia missão à Europa acompanhado do secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Odilson Ribeiro e Silva, e do diretor do Departamento de Promoção Internacional, Evaldo da Silva Júnior.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa

http://www.investexportbrasil.gov.br/ministro-da-agricultura-negocia-em-moscou-ampliacao-do-comercio-brasil-russia

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Transporte aéreo dedicado traz ao Brasil o Antonov 124, segundo maior avião de carga do mundo






Porto Alegre – A ES Logistics trouxe para o Brasil seis aviões Antonov 124, o segundo maior avião de carga do mundo. A operação com os aviões foi apenas uma parte da logística que começou na coleta das cargas nos exportadores até a entrega na porta do importador. O projeto foi concluído em 36 dias sendo que, em alguns embarques, a entrega door-to-door foi realizada em menos de 48 horas. Os embarques partiram da Escandinávia e os pousos realizados no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.
Em um embarque aéreo regular, uma operação door-to-door levaria pelo menos sete dias para ser finalizada já que após a chegada em Viracopos as cargas seguiram por terra quase 1200km em regime alfandegado. “O afretamento dos Antonov 124 resultou na redução significativa do tempo de trânsito, mas exigiu muito planejamento e organização. Foram várias semanas de preparação para que os vôos atendessem a necessidade do nosso cliente final.  Quando voamos para Porto Alegre conseguimos entregar as cargas no cliente final em apenas 36 horas, um recorde para o transporte de carga aéreo”, afirma o diretor da ES Logistics, Evandro Ardigó.
A operação realizada pela ES Logistics é chamada de door-to-door (porta a porta), já que eles ficam responsáveis por todo o transporte  desde o transporte para o aeroporto, operação de carregamento, o transporte em si e a entrega na porta do cliente. Com seis voos do Antonov 124, a ES Logistics transportou ao todo 12 cargas críticas , totalizando o transporte de mais de 300 toneladas.
Os vôos tiveram sempre duas paradas para reabastecimento antes de chegar ao destino, em Leipzig na Alemanha e em Dakkar no Senegal.  Desenvolvido inicialmente como cargueiro militar, o Antonov 124 é o segundo maior avião cargueiro do mundo, perdendo apenas para o An-225. Porém, é considerado o maior avião de carga já feito em escala industrial. A quantidade de AN124 disponíveis para afretamento é limitada e portanto sua contratação exige muita precisão e agilidade.
Sobre a ES Logistics:
Há 17 anos no mercado e ES Logistics possui hoje um dos maiores portfolios de cargas projeto do Brasil. Afretamentos marítimos e aéreos, transporte de parques fabris completos e a movimentação de cargas super pesadas estão entre os destaques desse portfolio. A empresa possui 11 filiais localizadas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. O sucesso no segmento de cargas projeto é atribuído à experiência da equipe da ES e sua dedicação à cada embarque específico.
(*) Com informações da ES Logistics

https://www.comexdobrasil.com/transporte-aereo-dedicado-traz-ao-brasil-o-antonov-124-segundo-maior-aviao-de-carga-do-mundo/