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sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Cotas baixas e tarifas dificultam negociações UE-Mercosul

















Brasília – Além das cotas decepcionantes para importação de carne e etanol do Mercosul, a União Europeia incluiu, dentro dessas cotas, tarifas de importação, o que dificulta ainda mais a aceitação da oferta pelos países sul-americanos, disse à Reuters uma fonte que acompanha as negociações.As tarifas não são apenas no caso de etanol e carne, apesar desses serem considerados os piores casos porque as cotas, de 70 mil toneladas de carne e 600 mil de etanol, teriam sido avaliadas como decepcionantes.
Segundo a fonte, em todos os casos em que os europeus ofereceram cotas, colocaram ainda tarifas de importação dentro dessas cotas, mesmo que menores que as praticadas normalmente
“O Mercosul tem pedido consistentemente que qualquer cota tem que ser livre de tarifas. Tudo que foi oferecido com cotas ainda foi colocado com tarifas. É uma demanda que ainda não foi atendida”, disse a fonte.
No quarto dia de negociações, a parte central da tentativa de um acordo de livre comércio, que é justamente o acesso a mercados, continuou sem grandes avanços. O Mercosul apresentou o que os diplomatas chamam de uma metodologia –passos que devem ser cumpridos– para que as negociações avancem e o acordo possa ser fechado em dezembro, como pretendiam os europeus.
“O Mercosul se coordenou e pôs na mesa uma oferta formal de um procedimento para concluir a negociação nos prazos previstos. Achamos importantes colocar algo ambicioso, que demonstre compromisso efetivo da negociação. A UE ainda não reagiu”, contou a fonte.
Os negociadores sul-americanos esperam ter uma resposta da UE na sexta-feira, último dia dessa rodada de negociações. Os dois lados voltam a se reunir apenas no início de novembro para tentar, mais uma vez, avançar no acesso a mercados.

https://exame.abril.com.br/economia/cotas-baixas-e-tarifas-dificultam-negociacoes-ue-mercosul/

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Empresa de cosméticos expande presença internacional e amplia vendas aos países árabes














São Paulo – A oportunidade literalmente bateu na porta da Floractive, fabricante de cosméticos com sede em Cajamar, a 30 quilômetros de distância de São Paulo. Há três anos representantes egípcios procuraram a empresa em busca de produtos para abastecer salões de beleza do país. Fundada em 2011, começou aí a sua expansão internacional.
Segundo a diretora executiva Jane Sarrasi, a Arábia Saudita é o principal cliente da região
“Tenho muita satisfação em dizer que chegamos aos países árabes por causa da boa qualidade dos nossos produtos”, conta Jane Sarrasi, diretora executiva da fabricante de cosméticos que oferece mais de 150 produtos nas linhas masculina e feminina. Segundo ela, esses representantes do Egito inicialmente procuraram outra empresa, que, ao conhecer as necessidades dos compradores, indicou a Floractive.



A partir dessa exportação, a propaganda boca a boca fez crescer o número de clientes na região. Jane Sarrasi conta que atualmente a empresa vende seus produtos também para distribuidores da Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Líbano, Marrocos, entre outros mercados do Norte da África e Oriente Médio. Além deles, Europa, Estados Unidos, México e América Central são outros destinos da Floractive, agora internacional.
Os árabes compram, principalmente, produtos das linhas de alisamento e tratamento capilar feminino, como W One, Marroco, Flora Plex e Blue Tox. O foco é profissional: atendem mais salões de beleza profissionais do que o consumidor final, segundo a executiva
Produtos são voltados a salões de beleza profissionais
Todos os produtos têm certificação halal, uma iniciativa da própria empresa. “Não nos exigiam, mas fomos atrás do selo para nos diferenciar”, conta a diretora executiva. Os fornecedores também são halal, o que ajudou a facilitar a aprovação do selo – a produção da Floractive é terceirizada em uma fábrica de cosméticos em Cajamar, de onde saem também produtos de outras marcas.


Após a internacionalização meio que repentina, a empresa foi atrás de especialização. “Queríamos um trabalho mais estratégico”, diz Jane Sarrasi. “A primeira exportação aconteceu por acontecer, mas precisávamos de algo mais robusto”, explica.
Associada à Câmara de Comércio Árabe Brasileira, a Floractive participa das principais feiras do setor de cosméticos no Brasil e da Beautyworld Middle East, em Dubai. Organizou também nos últimos anos eventos no Egito, participou de feiras no Marrocos e visitou o distribuidor no Líbano. A diretora executiva saiu da região com impressão muito positiva dos árabes e diz ter adorado a cultura local.
Jane Sarrasi calcula que metade das vendas da empresa tem como o destino o mercado externo. Do volume exportado, em torno de 40% vai para os países árabes. “A Arábia Saudita é o maior cliente [da região]”, cita.
Um dos desafios da Floractive para os próximos anos é conseguir exportar também a sua linha masculina aos árabes – a empresa faz xampus, pomadas modeladoras e cremes de barbear, entre outros. “Eles ainda não têm essa cultura”, lamenta Jane Sarrasi. Algo que pode ajudar a divulgar esses produtos é o trabalho nas redes sociais, aonde a empresa tem investido bastante. A diretora executiva revela: em breve, os perfis terão versão em árabe, assim como o site da companhia.
Contato
Floractive
E-mail: operacional@floractive.com.br
Telefone: + 55 11 4408-6582
Site: http://www.floractive.com.br
(*) Com informações da ANBA

https://www.comexdobrasil.com/empresa-de-cosmeticos-expande-presenca-internacional-e-amplia-vendas-aos-paises-arabes/

terça-feira, 3 de outubro de 2017

SONDA lança ferramenta focada na facilitação dos processos aduaneiros em tempo real











São Paulo – A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, acaba de lançar o CE+ Portal. Criado a partir da tecnologia SAP Fiori, ferramenta de design da SAP projetada para valorizar e renovar a experiência do usuário via web, o portal é uma solução voltada para os despachantes aduaneiros, bem como aos importadores e exportadores para acompanhamento em tempo real aos processos de comércio exterior por meio do acesso via dispositivos móveis, como o celular, por exemplo.
”Hoje, quem trabalha com importação e exportação depende muito da figura do despachante, que nem sempre fica alocado na empresa. Se ele estiver no Porto, por exemplo, não conseguirá acessar o CE+, que está dentro do SAP. Então, com esse portal mobile, ele consegue acessar as informações necessárias para agilizar o processo de onde estiver”, explica o gerente de R&D da SONDA, Anderson Cardoso.
O CE+ Portal contempla, a princípio, as funcionalidades mais utilizadas pelo despachante: Solicitação de Numerário, que se refere ao valor solicitado pelo despachante para realizar os processos burocráticos de desembaraço aduaneiro de mercadorias, e o Demonstrativo de Despesas, que comprova por parte do despachante aduaneiro os gastos com processos burocráticos de desembaraço de mercadorias.
Neste primeiro desenvolvimento, a integradora focou as atualizações no despachante aduaneiro, pois as operações aduaneiras no Brasil são complexas e regidas por diversas normas. E, em muitas delas, um simples descuido leva ao interessado uma sanção pecuniária altíssima. No dia a dia, isso se traduz em preparar e assinar documentos, efetuar classificação de mercadorias, debitar os impostos incidentes em cada operação, cotar transportes internacionais e nacionais, firmar termos de responsabilidade com os órgãos intervenientes, entre outros.
As próximas funcionalidades que serão contempladas no Portal CE+ são a Declaração Única de Exportação (DU-E), documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística, e a Nomeação,  campo no qual serão determinados os transportes utilizados na exportação (navios e aviões), a rota seguida e a nomeação das mercadorias dos processos de vendas ao exterior do SAP.
“É importante ainda destacar que esse é o início de um grande projeto de migração e reformulação de todos os módulos do CE+, além disso, o processo de exportação está passando por uma reformulação por parte da Receita Federal. Esses desenvolvimentos contemplam, sobretudo, o usuário e sua interação com a aplicação, eliminando a necessidade de implementações ou treinamentos.  O uso da ferramenta é feito de maneira intuitiva, assim como fazemos em aplicativos de nossos dispositivos móveis utilizados em nosso dia a dia”, finaliza Cardoso.
(*) Com informações da SONDA

https://www.comexdobrasil.com/sonda-lanca-ferramenta-focada-na-facilitacao-dos-processos-aduaneiros-em-tempo-real/

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Mercosul quer fechar acordo com a UE para depois mirar Reino Unido, diz chanceler do Uruguai












Montevidéu – O Mercosul recebeu um “firme interesse” por parte do Reino Unido para concretizar um Tratado de Livre Comércio (TLC) que buscará levar adiante assim que o bloco sul-americano concretizar o seu acordo com a União Europeia (UE), disse nesta sexta-feira (29) à imprensa o chanceler do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa.
Ele declarou que, por enquanto, o Mercosul procura fechar um acordo com a UE, razão pela qual os dois blocos se reunirão na próxima semana, em Brasília, para realizar “uma troca de ofertas” e pôr sobre a mesa bens como carne e etanol. “Temos muitas expectativas e esperamos que o convênio cumpra com as expectativas geradas entre os dois blocos”, salientou o chanceler uruguaio.
Novoa destacou que existe “um conjunto de países” da Europa que “está colocando dificuldades”, mas que outro grupo grande, entre eles o Reino Unido, manifesta “seu firme apoio” à negociação.
Sobre um possível acordo com  o Reino Unido, o chanceler explicou que demorará, uma vez que primeiro se deve concretizar o processo “de divórcio da União Europeia”, o que levará pouco mais de dois anos. “Uma vez que isto termine, eles primeiro negociarão um Tratado de Livre Comércio com a Europa e depois têm firme interesse de assinar um acordo comercial com o Mercosul”, disse.
Nin Novoa explicou que ainda é “muito cedo” para conversar temas específicos do possível acordo com o Reino Unido. “A intenção estará expressa em uma reunião que terei com o ministro de Relações Exteriores da Grã-Bretanha na próxima semana”, declarou.
(*) Com informações da Agência Brasil

https://www.comexdobrasil.com/mercosul-quer-fechar-acordo-com-ue-para-depois-mirar-reino-unido-diz-chanceler-do-uruguai/