Apex-Brasil promove webinar para apresentar Mapa com oportunidades de exportação em 101 países
Brasília – A Apex-Brasil realiza no próximo dia 17 de junho, às 10h, o webinar
Navegando no Mapa de Oportunidades – novidades de acesso a mercado e inclusão de novos países, para apresentar às empresas brasileiras o
Mapa de Oportunidades, suas novas funcionalidades e como os usuários poderão acessar suas informações.
As novidades do Mapa de Oportunidades vêm para trazer maior amplitude e qualidade na análise por produtos e dar maior segurança no cruzamento de dados de competitividade do Brasil e de demanda dos mercados internacionais. Agora, além de identificar oportunidades para as exportações brasileiras, o Mapa analisa potenciais riscos de mercado e o posicionamento estratégico por mercado de produtos já exportados.
Dentre os assuntos a serem abordados estão:
Adição de 23 novos países inseridos e dados atualizados para 2018
Com as 23 novas adições, a plataforma conta agora com 101 países mapeados em todos os continentes. Tais países foram incluídos tendo em vista a presença dos Setores de Promoção Comercial (Secoms) localizados em embaixadas e consulados ao redor do mundo. Assim, a inserção dos novos países, evidencia o alcance e capacidade da parceria Apex-Brasil e Ministério das Relações Exteriores: fornecer, na ponta, assistência a empresas estrangeiras que desejam investir no Brasil ou importar produtos ou serviços brasileiros e gerar inteligência para a sua tomada de decisão.
Impostos de Importação
Além de dados de mercado, setores e principais concorrentes, o empresário poderá consultar as tarifas aplicadas para cada produto em cada país mapeado. Assim, em conjunto com as informações tradicionais, como volume de importações e participação do Brasil no mercado de referência, as informações sobre tarifas poderão servir como um importante elemento para a escolha do próximo destino do seu produto.
Medidas de Defesa Comercial (Salvaguardas e Antidumping)
Por fim, o Mapa de Oportunidades conta agora, também, com informações das chamadas “medidas de defesa comercial”, mais especificamente, medidas de salvaguarda e medidas antidumping aplicadas contra produtos brasileiros. A aplicação de medidas comerciais tem caráter legal, são previstas nas regras da OMC e no ordenamento brasileiro. A ideia é que, além das oportunidades, as situações de riscos estejam indicadas ao exportador.
Nesta transmissão, os especialistas da Apex-Brasil guiarão os participantes na navegação da plataforma e farão simulações de pesquisas com base em casos concretos selecionados de tarifas e medidas de defesa comercial aplicadas aos produtos brasileiros.
Sobre o evento:
Evento: Mapa de Oportunidades – Inserção de novos países e novidades de Acesso a Mercado
Data: 17 de maio
Horário: 10h
(*) Com informações da Apex-Brasil