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quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Certificação Halal nos negócios internacionais é tema de palestra na Univali, em Itajaí
















São Paulo – O halal em seus mais diversos desdobramentos será tema de palestra na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí, Santa Catarina. A Universidade traz, com o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, duas especialistas no tema: Lina Ramadan, auditora muçulmana e técnica do setor halal industrial, e Michele Evangelista Villadal, auditora técnica do setor halal industrial. As duas atuam na Fambras Halal, instituição certificadora brasileira que presta serviços de auditoria, inspeção e supervisão de produtos halal. A Câmara Árabe abriu um escritório em Itajaí este ano e fez uma parceria com a Univali para realizar um clico de palestras para estudantes e profissionais da área de comércio exterior. Esta será a terceira.
A palestra “Halal: conceito, importância e possibilidades de seu uso como branding para negócios internacionais” ocorre no dia 25. O termo halal, “permitido” em árabe, é utilizado para indicar que o produto é próprio para o consumo de muçulmanos. Quem apresenta o termo é Lina, que é muçulmana, e desenvolve a explicação sobre o conceito e o fluxo para obter certificação, quais produtos são passíveis de receber a certificação e quais não.
 “Para um público mais focado em comércio exterior é interessante ter conhecimento sobre a restrição com relação à carne para que quando for pedir certificação já saberem o que pode e o que não pode”, pontua Michele Evangelista Villadal.
Brasil já expõe produtos halal em feiras internacionais como a Beautyworld Middle East
É Michele quem leva o tema para o enfoque em negócios especificamente. “Não tem como falar de halal sem falar de abate, mas vamos falar também do que nós não somos fortes, mas podemos ser”. Um exemplo de setor onde Michele acredita que o Brasil tenha espaço para crescer é o de cosméticos. “Temos diversidade de fauna e flora que a gente não encontra em outros países. Poderíamos explorar nossa diversidade, principalmente na flora, que traria um diferencial não só no mercado halal, mas em outros também”, pondera.
Quando fala em mercados possíveis, Michele explica sobre a entrada de produtos halal para outros tipos de consumidores. “Nós vamos explorar o mercado de produtos veganos. Quando a pessoa não encontra o produto que tem símbolo vegano, mas encontra produtos halal, ela sabe que garante não ter abate animal. Não compensa isso para produtos que não forem de abate”, explica ela sobre produtos como os cosméticos certificados que têm origem vegetal.
Para ela, o Brasil tem um vasto mercado halal e tem que debater a oportunidade para que outros povos vejam esses produtos. “Quando a gente fala em certificar um produto como halal, também pode usar o branding para produto. É um diferencial ter a certificação”, explica Michele. A auditora acredita que o debate abre possibilidade de aprendizado para quem pretende se relacionar com pessoas de culturas distintas. “Isso acaba servindo como um código de ética para quem vai fazer comércio com muçulmanos. Do que é, ou não, adequado nesses relacionamentos”, finaliza.
Serviço
Palestra “Halal: conceito, importância e possibilidades de seu uso como branding para negócios internacionais”
25/10 – 19h15 às 20h45
Teatro Adelaide Konder Univali – Itajaí (SC)
Inscrições: www.univali.br/eventos

https://www.comexdobrasil.com/certificacao-halal-nos-negocios-internacionais-e-tema-de-palestra-na-univali-em-itajai/

terça-feira, 16 de outubro de 2018



O Despacho Aduaneiro e desembaraço é feito pelo despachante e equipe que lhe representam perante a Receita Federal Brasileira - RFB, sempre em nome do importador ou exportador. O cliente é assessorado da melhor forma sobre a tributação bem como na intermediação de mercadorias em trânsito no país e sua nacionalização. 

Gerência processual desde a parte documental quanto a classificação de mercadoria e estudos de simulados de operações de importação e exportação. 

O Despachante Aduaneiro é um profissional que atua no Brasil desde 1850, em 19 de setembro de 1860 o governo publica o Decreto 2647, trazendo em seu Capítulo 7 a figura do Despachante Aduaneiro e do Ajudante de Despachante Aduaneiro e as condições necessárias para que se tenha este título.

A principal função do despachante aduaneiro é a formulação da declaração aduaneira de importação ou de exportação, é a proposição da destinação a ser dada aos bens submetidos ao controle aduaneiro.

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 — emSão Paulo.

Synergy 2018 traz as tendências e novas tecnologias para gestão empresarial no país


















São Paulo – Nesta terça-feira (16) acontece em São Paulo o Snergy 2018, evento anual que reúne líderes e especialistas para discutir as principais tendências, desafios e novidades em tecnologia para os segmentos Fiscal, Tributário e de Comércio Exterior, no Brasil e no mundo. O tema ganha maior relevância uma vez que a Receita Federal Brasileira vem ampliando sua arrecadação em impostos (cerca de R$ 1,3 trilhão em 2017, um crescimento real de 5% em relação ao ano anterior), em um ambiente em que ocorrem cerca de 50 modificações tributárias por dia nas esferas federal, estadual e municipal.
A sétima edição do evento, organizado pela multinacional de tecnologia Thomson Reuters, será realizada no hotel Grand Hyatt São Paulo, localizado na zona Sul da capital paulista, com atividades das 9h às 18h. Os principais temas do encontro serão as perspectivas para o cenário tributário em 2019, os desafios e oportunidades da indústria 4.0 para o compliance regulatório, inovação aplicada, inteligência tributária por meio de Inteligência Artificial (IA) e carreiras, por meio de cases, painéis, workshops e apresentações. Além disso, a Thomson Reuters fará o lançamento da nova solução que levará a gestão fiscal e tributária para a nuvem. O público esperado é de 800 pessoas.
A Sessão Plenária do Synergy 2018 se inicia com uma palestra do jornalista Carlos Alberto Sardenberg, que vai explanar sobre as tendências do cenário econômico brasileiro. Na sequência, o painel “Agenda 2019 – Desafios e Oportunidades para o Mercado Corporativo no Brasil” discute o que as organizações esperam para o próximo ano, assim como a adoção de novas tecnologias dentro do ambiente empresarial, com a presença de representantes da Siemens, Bimbo e BMW.
Ainda pela manhã, a palestra Inovação e Transformação Digital apresenta a novidade mais importante da história da Thomson Reuters no Brasil: sua nova solução fiscal, que irá levar para a computação em nuvem, de maneira unificada e aprimorada, todos os produtos oferecidos hoje para gestão fiscal e tributária das empresas. Para encerrar a primeira parte do evento, executivos da SAP, EY, KPMG e PwC participam do Painel Industria 4.0: Tendências, Perspectivas e Impactos para as Empresas.
“O Synergy 2018 contempla todas as importantes novidades e tendências em tecnologia e gestão para o mercado Fiscal, Tributário e de Comércio Exterior no Brasil. Estarão presentes representantes e executivos de algumas das principais empresas do Brasil para compartilhar experiências, debater os temas de importância e promover conhecimento, troca de ideias e colaboração”, afirma Santiago Ayerza, Managing Director para o segmento Corporativo da Thomson Reuters América Latina.
Após a sessão plenária, o período da tarde será dedicado às sessões paralelas. Serão sete ao todo, dedicadas a temas específicos, como Comércio Exterior 4.0, Inteligência Tributária, Perfil do Profissional do Futuro, Transformação Digital na Área Tributária, Inovação e Startups para o Segmento, Design Think e Mindset 2.0. Além disso, a EY, PwC e KPMG terão salas especiais para o desenvolvimento de assuntos relacionados.
Alta Tecnologia
O Synergy 2018 também terá demonstração ao público presente de alta tecnologia desenvolvidas pelas indústrias Automotiva, de Máquinas, Automação e Eletroeletrônicos. São carros de última geração, TVs que reproduzem as luzes da imagem na parede da sala, robôs que preparam e servem café e uma roçadeira de alta produtividade.
“A ideia é mostrar que esses produtos e equipamentos só são possíveis porque há uma inteligência e uso de tecnologia de ponta também nos processos de back office da empresa, como nas áreas Fiscal, Tributária e de Comércio Exterior. Agilidade e bom desempenho nessas áreas permitem às organizações ter mais tempo, recursos e pessoas disponíveis para oferecer os melhores produtos para os consumidores”, explica Ayerza.
As informações completas, com programação, palestrantes confirmados e orientações gerais estão no site oficial do evento:http://www.synergy2018.com.br/.
Programação
07:00 – 09:00    Credenciamento e Welcome Coffee
09:00 – 13:00    Sessão Plenária
13:00 – 14:00    Almoço
14:00 – 18:00    Sessões Paralelas
18:00 – 20:00    Coquetel de Encerramento
Serviço: Synergy 2018
Data: 16/10, terça-feira, das 09h às 20h
Local: Grand Hyatt São Paulo
Endereço: Av. das Nações Unidas, 13301
(*) Com informações da Thomson Reuters

https://www.comexdobrasil.com/synergy-2018-traz-as-tendencias-e-novas-tecnologias-para-gestao-empresarial-no-pais/