Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Acordo de Cooperação aprimorará as ações de combate a emergências no Porto de Santos










Santos – Acordo de Cooperação Técnica para inserção de informações do Manual de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos no Banco de Dados de Produtos Perigosos será assinado, segunda-feira, pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), e Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra).
A inclusão das informações do manual da Abiquim é resultado das ações previstas pelo Grupo de Trabalho de Prevenção de Sinistro do Porto de Santos (GTPS), criado por iniciativa da Comissão Local das Autoridades Anuentes do Porto de Santos (Claps), presidida pela Codesp.
O GTPS, liderado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários, modelou o Banco de Dados de Carga Perigosa, já testado no âmbito do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), tanto nos chamados simulados de mesa – exercício de combate a sinistro desenvolvido de forma virtual, como nos vários eventos de  simulação física de ação de emergência já realizados.
Com a inclusão do manual da Abiquim, o Banco contará com  mais informações para combate emergencial em caso de sinistro, agregando dados sobre vários aspectos dos produtos químicos (substâncias ou misturas) quanto à segurança, à saúde e ao meio ambiente, imprescindíveis para aprimorar as ações do PAM em casos de emergência.
A conexão desses dados e o acesso imediato a ampliarão significativamente o controle sobre as cargas perigosas movimentadas e armazenadas nos terminais e tornar mais eficientes tanto a prevenção quanto a agilidade no combate a sinistros com produtos químicos no porto,  complementando informações  sobre a localização de cargas perigosas dentro de cada terminal (fila, pilha, contêiner), já concentradas desde o ano passado no sistema para acesso on-line pela Unidade de Segurança da Codesp, representada pela Guarda Portuária.
Agora, em caso de acidente, a Autoridade Portuária conseguirá identificar imediatamente a ficha técnica completa da carga sinistrada para adoção da melhor estratégia, considerando equipamentos e produtos adequados para resolver o incidente com mais agilidade e eficiência.
A assinatura ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 10h00, no auditório da Presidência da Codesp, na avenida Conselheiro Rodrigues Alves, sem número, altura do número 55, com acesso pelo Portão 23.
(*) Com informações da Codesp/Porto de Santos

https://www.comexdobrasil.com/acordo-de-cooperacao-aprimorara-as-acoes-de-combate-emergencias-no-porto-de-santos/