Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Merkel diz em Buenos Aires que apoiará “de forma intensa” negociações do acordo UE-Mercosul














Buenos Aires – A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta quinta-feira (8), em Buenos Aires, que vai apoiar “de forma intensa” as negociações da União Europeia (UE) para concluir um acordo de integração com o Mercosul.  “A Alemanha ratifica o desejo da Argentina de conseguir rápidos progressos neste sentido”, afirmou Merkel em entrevista coletiva realizada após seu encontro com o presidente argentino, Mauricio Macri. A informação é da EFE.
A chanceler advertiu que as negociações de acordos de livre comércio são complicadas e admitiu que a Alemanha nem sempre é um parceiro fácil. “Da perspectiva da UE há bons motivos para concluir um acordo, mas também é preciso aceitar compromissos e soluções”, declarou. E reiterou a necessidade deste tipo de parceria para render “mais empregos e prosperidade”.
Por sua vez, Macri apontou que é “muito importante” que o acordo entre a União Europeia e o Mercosul avance ainda este ano porque representaria um “grande passo à frente” após “mais de 20 anos de conversas”.
“Construímos relações com o mundo inteiro, e esperamos algo especial por parte dos nossos irmãos europeus nesta integração. O parceiro natural para a América Latina é a Europa”, disse Macri.
Após a visita à Argentina, Merkel irá ao México, onde se encontrará nesta sexta-feira (9) com o presidente Enrique Peña Nieto.
 (*) Com informações da Agência Brasil

http://www.comexdobrasil.com/merkel-diz-em-buenos-aires-que-apoiara-de-forma-intensa-negociacoes-do-acordo-ue-mercosul/

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Fiep oferece cursos gratuitos na modalidade a distância para indústrias que queiram exportar


Curitiba – Com o objetivo de oferecer às indústrias de todo Paraná suporte na internacionalização de seus negócios, o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o Sebrae Paraná lançam, os cursos  Exportação Passo a Passo e Formação de Preço.
Gratuitos e na modalidade a distância, eles têm uma carga horária de 2 horas. As inscrições estão abertas e vão até 28 de junho. As capacitações estarão disponíveis a partir de 03 de junho e o prazo de finalização do curso é até o dia 31/07.  Ao final, o aluno recebe uma certificação.

http://www.comexdobrasil.com/fiep-oferece-cursos-gratuitos-na-modalidade-a-distancia-para-industrias-que-queiram-exportar/

quarta-feira, 7 de junho de 2017

OMC defende papel do livre-comércio como gerador de emprego














Tóquio – O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo, defendeu nesta segunda-feira em Tóquio o papel do livre-comércio para a geração de empregos e para impulsionar a economia durante a visita de trabalho de três dias ao Japão.
“O protecionismo não é uma solução e manter o livre mercado é essencial para promover o desenvolvimento econômico e a criação de empregos”, afirmou Azevedo, em declaração conjunta emitida após o encontro de hoje com o primeiro-ministro Shinzo Abe, o ministro de Assuntos Exteriores Fumio Kishida e outros representantes do governo.
Azevedo, que chegou ao país ontem, destacou a importância de abordar o “ceticismo contra a globalização” e estabelecer normas justas “para atingir o crescimento econômico, a prosperidade das pessoas e o desenvolvimento sustentável no mundo todo”.
Durante o encontro com o Executivo japonês, ambas as partes concordaram na necessidade de aumentar a confiança no sistema multilateral de comércio perante o aumento de correntes protecionistas, como a defendida pelo presidente americano, Donald Trump, ou a refletida ma vitória do Brexit.
Azevedo assegurou que a OMC “continuará apoiando a cooperação e a colaboração entre nações em questões comerciais para continuar sendo uma instituição-chave da governança econômica global”.
O diretor-geral da OMC defendeu ainda a validade de diversas formas de liberalização do comércio como “complemento útil” do sistema multilateral, sejam acordos comerciais plurilaterais ou novas associações “amplas, de alto nível e equilibradas”, como as iniciativas bilaterais e regionais.
Azevedo e o governo do Japão reafirmaram o compromisso de continuar colaborando “para atingir resultados” na próxima reunião ministerial da OMC. O encontro acontecerá em dezembro, em Buenos Aires (Argentina).
http://exame.abril.com.br/economia/omc-defende-papel-do-livre-comercio-como-gerador-de-emprego/

terça-feira, 6 de junho de 2017

Cenário internacional favorece novos negócios entre a UE e o Brasil, diz embaixador


Brasília – As adversidades vividas pela União Europeia recentemente, como a saída do Reino Unido do bloco europeu e a eleição do presidente americano Donald Trump, tiveram efeito unificador e gerador de novas oportunidades para a União Europeia. Essa é a avaliação que o embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho, faz em entrevista ao programa Conversa com Roseann Kennedy, que vai ao nesta segunda-feira (5), às 21h30, na TV Brasil.
“O Brexit e a eleição do presidente Trump nos Estados Unidos, com uma postura que não é de proximidade em relação à União Europeia, teve um efeito galvanizador. Teve um efeito de aproximação e unificação da União Europeia. Hoje, em junho de 2017, nós vivemos um momento de confiança na União Europeia que já não tínhamos há alguns anos. E essa confiança resulta da forma como coletivamente soubemos reagir aos desafios do Brexit e que vieram da eleição do presidente Trump”, analisa o embaixador.
Para Cravinho, além desta proximidade entre os países do bloco, a mudança no cenário provocada por essas mudanças também abre espaço para que a União Europeia busque novos parceiros comerciais como o Brasil, individualmente, e o Mercosul.
“O mundo está mudando rapidamente e de forma inesperada. Se tivéssemos essa conversa a um ano atrás eu diria que não teríamos Brexit e Trump como presidente dos Estados Unidos. Eu e tantos outros pensaríamos assim. No entanto, essas novidades nos ensinam que nós temos que, por um lado, nos precaver de uma forma diferente em relação às nossas opções políticas. Por outro lado, nós temos de trabalhar a estreita ligação com povos em outras partes do mundo. Para mim, como embaixador no Brasil, isso significa oportunidade”, diz.
No programa da segunda-feira (5), o embaixador fala com Roseann Kennedy sobre outros temas que envolvem a União Europeia e suas relações internacionais, como a questão dos imigrantes, a expectativa de que um acordo comercial entre UE e Mercosul seja fechado ainda este ano os impactos da Operação Carne Fraca no interesse dos europeus pela carne brasileira.
João Cravinho é português e já foi secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, além de chefe da delegação da União Europeia na Índia, antes de ser designado para assumir a missão no Brasil.
http://www.comexdobrasil.com/cenario-internacional-favorece-novos-negocios-entre-a-ue-e-o-brasil-diz-embaixador/

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Argentina considera acordo entre UE e Mercosul “vital” e diz que não pode mais ser adiado













Buenos Aires – O chefe de gabinete do governo da Argentina, Marcos Peña, pediu nesta sexta-feira (2), durante o encerramento do “Fórum Argentina-União Europeia”, que o acordo comercial entre o bloco europeu e o Mercosul não seja mais adiado, já que é “vital” para a defesa dos valores que unem ambos os blocos.
Peña assegurou que a integração global é a melhor maneira de combater problemas como a pobreza e a desigualdade. “Em um mundo complexo, fortalecer essa relação é vital, não só pela integração econômica, mas também pela defesa dos valores que nos unem: a democracia, a economia integrada e os direitos humanos”, declarou o chefe dos ministros da Argentina, que assegurou que a chegada desse acordo passa por uma decisão “política”.
Para o dirigente, as conversas entre a União Europeia (UE) e o Mercosul avançam graças ao impulso da Argentina desde a posse de Mauricio Macri como presidente em dezembro de 2015, que fez da “abertura ao mundo” uma política de Estado.
Ele lembrou que o seu país recebeu, desde 2016, mais visitas de governantes estrangeiros que no acumulado dos últimos anos, numa demonstração, segundo disse, da vocação de assumir um protagonismo exterior e da confiança que os demais países depositaram no novo rumo da Argentina.

http://www.comexdobrasil.com/argentina-considera-acordo-entre-ue-e-mercosul-vital-e-diz-que-nao-pode-mais-ser-adiado/