Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de abril de 2019

Compartilhamento de valores leva Columbia Trading a associar-se ao Instituto Ethos



São Paulo – Em 2019, a Columbia Trading, companhia especializada em facilitar o processo de importação e exportação, associa-se ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e inicia o procedimento de implementação dos indicadores Ethos, ferramentas de análise interna, em um processo inédito entre os principais players de mercado do segmento.
Como pano de fundo, vemos que a ética, responsabilidade social e sustentabilidade são itens fundamentais para o bom funcionamento de uma organização. Mas, assim que ouvimos estes termos, os conceitos são restringidos à uma visão praticamente única e segregada. A palavra “sustentabilidade”, por exemplo, é rapidamente associada ao ambientalismo. Na verdade, não é apenas isso que compõe o conceito.
Giovana Lotici Baggio, Especialista em Assuntos Regulatórios e Compliance da Columbia Trading, explica como esse entendimento vem sendo aplicado nos últimos anos. “O conceito de sustentabilidade deixou de ser um assunto discutido essencialmente pelos ambientalistas e passou a integrar a agenda das empresas como um todo, que passaram a acompanhar com mais atenção como aspectos relacionados ao tema impactam na forma como desempenham suas atividades”, diz.
O Instituto Ethos surge para apoiar as empresas na construção da gestão responsável, fornecendo ferramentas que permitem a implementação de melhorias e, consequentemente, dos resultados da empresa.
A Columbia Trading, como empresa associada, compartilha os dez princípios Ethos: primazia da ética, responsabilidade social, confiança, integridade, valorização da diversidade e combate à discriminação, diálogo com as partes interessadas, transparência, marketing responsável, interdependência e comunicação de aprendizagem.
Giovana comenta que os princípios éticos são pontos de atenção levantados nas empresas. “Entende-se que uma empresa deve gerar lucro aos seus acionistas, porém como a empresa gera esse lucro é algo que se questiona nos dias atuais. A sociedade quer saber se a instituição atua de acordo com princípios e critérios éticos e os mais elevados padrões de compliance, e se é capaz de comprovar sua forma de atuação”, pontua. “É neste cenário que a Columbia Trading se associa ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social ratificando com seus públicos de interesse o compromisso de atuar de forma ética e transparente”.
Criado em 1998, atualmente, na América Latina, o Ethos conta com mais de 500 corporações associadas. “Como associado, a Columbia Trading faz parte da maior rede de empresas para o desenvolvimento sustentável da América Latina com mais de 500 associados e tem a oportunidade de ser protagonista nos temas de sustentabilidade, antecipando riscos e desenvolvendo sua cadeia de valor. Além disso, tem acesso às ferramentas para aprimoramento de sua gestão, definindo a sustentabilidade como estratégia de negócio”, finaliza Giovana.
(*) Com informações da Columbia Trading