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quarta-feira, 3 de abril de 2019



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Governador João Doria anuncia abertura de escritório comercial de São Paulo na China



São Paulo – O governador do estado de São Paulo, João Doria. anunciou nesta terça-feira (2) a abertura de um escritório comercial na província chinesa de Shangai. O anúncio foi feito após encontro com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, e a delegação do consulado chinês no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
De 3 a 10 de agosto deste ano, uma comissão vai à China, passando por Pequim e terminado em Shangai, na inauguração do escritório, que, segundo o governo, tem o objetivo de facilitar a promoção do comércio, investimentos e o intercâmbio em áreas diversas como agronegócio, infraestrutura e transportes. Este será o primeiro escritório comercial do estado fora do país e, segundo o governo, a expectativa é que a iniciativa seja ampliada para outras cidades chinesas.
“Shangai é a capital dos negócios da China. Hoje, estabelecemos os acordos de cooperação, que serão assinados em agosto, na China, com as seguintes áreas: agronegócios, tecnologia, infraestrutura, logística e transportes, saúde, desenvolvimento econômico, energia e turismo”, disse Doria. Os acordos de cooperação serão assinados durante a viagem, em agosto.
“O Brasil é um importante parceiro para a China e está em tempo importante de desenvolvimento econômico e político. O estado de São Paulo desempenha sempre um papel importante econômico e social no país. Estamos dispostos a trabalhar junto com o governo do Brasil e com o governador [Doria] para ampliar as cooperações de São Paulo com a China”, disse o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming.
Privatizações
“Levaremos também os programas de desestatização do Governo do Estado de São Paulo, todos aqueles que forem pertinentes para as áreas de ferrovias, rodovias, aeroportos, portos e programas de desenvolvimento agrícola”, disse Doria. Entre os potenciais investidores, estão bancos estatais, bancos paraestatais, investidores governamentais e investidores privados.
A ideia do governo estadual é também atrair investidores para os projetos de privatização em São Paulo, incluindo o Porto de São Sebastião. “O Porto de São Sebastião pertence ao governo do estado e ele será privatizado, já é uma decisão sob controle e coordenação do secretário Henrique Meirelles e do nosso vice-governador e secretário de governo, Rodrigo Garcia. Está dentro do nosso programa das 220 áreas de desestatização”, afirmou.
“A China é o principal parceiro comercial do Brasil. Tudo indica que o investimento da China no Brasil ao longo dos próximos anos deverá crescer de maneira substantiva especificamente em São Paulo, que já é o principal destino de investimentos chineses no Brasil, em vários setores.
Nos próximos meses, nós vamos inclusive anunciar novos investimentos de indústrias chinesas no estado de São Paulo”, ressaltou o governador.
Questionado sobre o posicionamento do governo estadual em relação ao Porto de Santos, que é federal, Doria disse que é “amplamente favorável à privatização”, alegando que atualmente o maior porto brasileiro opera defasado diante dos padrões internacionais.
“Eu tratei desse assunto com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, que me disse que, para o segundo semestre, o assunto será colocado em pauta pelo governo. Eu apenas antecipei a ele e ao presidente Jair Bolsonaro, em reuniões em Brasília, que a posição do governo de São Paulo é fortemente favorável à privatização do Porto de Santos”, disse o governador.

(*) Com informações da Agência Brasil

terça-feira, 2 de abril de 2019

Escritório em Jerusalém aponta a desequilíbrio nas relações, diz presidente da Câmara Árabe



São Paulo – O presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun, disse nesta segunda-feira (01) que ainda é cedo para avaliar qual será o impacto nas relações econômicas e comercias do Brasil com os países árabes da decisão do governo Jair Bolsonaro de abrir um escritório comercial em Jerusalém para fomentar negócios com Israel. Ele acrescentou, porém, que a iniciativa aponta para um desequilíbrio no tratamento que o País dá para Israel e Palestina.
“Como país atuante no comércio internacional e uma das dez maiores economias do mundo, o Brasil tem que abrir escritórios comerciais onde estão os negócios, mas esta decisão não deixa de apontar para um desequilíbrio nas relações”, disse Hannun. “Para ter equilíbrio, o governo poderia anunciar escritórios também nos países árabes, inclusive na Palestina”, acrescentou.
Em visita a Israel neste domingo (31), Bolsonaro anunciou a abertura de um escritório em Jerusalém para incentivar o comércio, os investimentos e a troca de experiências em áreas como inovação, ciência e tecnologia. Na campanha eleitoral e após ser eleito, em outubro de 2018, ele havia dito que iria mudar a embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém, reconhecendo a cidade como capital de Israel.
Desde que assumiu a Presidência, no entanto, Bolsonaro recuou e disse que a decisão de mudança ainda não estava tomada, e na visita a Israel anunciou a abertura do escritório. Mesmo sem ter oficialmente caráter diplomático, a iniciativa do escritório foi recebida negativamente por autoridades e diplomatas palestinos.
Para Hannun, a abertura de escritórios comerciais do Brasil em outros países não é algo negativo – a própria Câmara Árabe adota esta prática em sua estratégia de internacionalização, sendo que a primeira base da entidade no exterior foi inaugurada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no mês de fevereiro. Pender para um lado no conflito entre israelenses e palestinos, no entanto, é desaconselhável.
Ele não espera um impacto negativo imediato nos negócios com as nações árabes, mas avalia que isso pode ocorrer ao longo do tempo. “Isso pode começar a abrir as portas para nossos concorrentes [no mercado árabe], pois mexe com um tema muito sensível e que dá um sinal que o equilíbrio [do Brasil na questão Israel/Palestina] está pendendo para um lado”, afirmou. “Não deixa de ser um ruído, [o governo] tomou uma medida que não aponta para a neutralidade que o Brasil sempre teve”, declarou.
Hannun destacou que a Câmara Árabe manterá contatos constantes com os embaixadores árabes no Brasil, com a União das Câmaras Árabes de Comércio e com a Liga Árabe para avaliar a questão.
(*) Com informações da ANBA




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Embaixador da Líbia reconhece o Brasil como “potência” e quer ampliar relações com o país



São Paulo – O encarregado de negócios da embaixada da Líbia no Brasil, Osama Sawan (ao centro, na foto ), visitou o escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, nesta quinta-feira (28). “Queremos dar continuidade aos acordos que já foram firmados. Reconhecemos o Brasil como potência que comanda a região da América Latina”, disse Sawan.
O diplomata iniciou seu trabalho na embaixada no Brasil em janeiro deste ano e afirmou que tem visto um pequeno progresso nas relações bilaterais com seu país, que terá suas próximas eleições definidas em reunião da Liga dos Estados Árabes. Ao lembrar o papel de empresas brasileiras que trabalharam em construção civil na Líbia, o diplomata afirmou que espera que o governo brasileiro colabore com o povo líbio para ter lugar na reconstrução do país.
Segundo ele, uma das ações que está sendo fomentada é a vinda de empresários líbios ao Brasil. “Temos que realizar encontros entre empresários brasileiros e líbios. Este é o motivo da minha presença hoje na Câmara Árabe”, declarou Sawan, que já entrou em contato com o Ministério da Economia da Líbia para iniciar a organização da vinda de uma delegação ao Brasil.
Entre as áreas para investimentos, Sawan destaca que a Líbia busca estão infraestrutura, construção civil e agronegócio. “Somos um país agrícola. Precisamos progredir em tecnologia nessa área”, afirmou ele, ressaltando que a Líbia é importante consumidora da carne brasileira.
O diplomata afirmou também que a Líbia é estratégica para o comércio entre Brasil e outros países árabes e do Norte da África. “A Líbia é um país muito rico economicamente. Tem riquezas como petróleo e gás, e larga extensão de 2 mil quilômetros de litoral do Mar Mediterrâneo. É uma ponte entre as regiões do Sul e do Norte. Possui portos com boa estrutura, que podem ser utilizados para comércio e exportações”, acrescentou Sawan.
(*) Com informações da ANBA

segunda-feira, 1 de abril de 2019


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Embraer anuncia a entrega do primeiro jato E175 para a Mauritania Airlines International
















São José dos Campos – Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (28) na sede da Empresa, em São José dos Campos, a Embraer entregou o primeiro jato E175 à Mauritania Airlines. Em julho de 2018, a companhia aérea assinou um pedido firme com a Embraer para dois aviões deste modelo. O contrato tem um valor de USD 93,8 milhões.
“Celebramos com a Mauritania Airlines a entrega do primeiro avião E175 para a África. Temos certeza de que o E175 alcançará no continente o mesmo sucesso obtido em outros mercados ao redor do mundo, sendo reconhecido como a melhor aeronave no segmento de 76 assentos”, disse Raul Villaron, Diretor de Vendas para Oriente Médio e África, Embraer Aviação Comercial.
A próxima aeronave será entregue no segundo trimestre de 2019. O E175 da Mauritania Airlines está configurado com 76 assentos em um confortável leiaute com duas classes de serviço. A aquisição do E175 faz parte da modernização da frota da Mauritania, substituindo aviões antigos e complementando suas modernas aeronaves de corredor único.
“A introdução do E175 à frota nos permitirá adicionar frequências e novos destinos ao mesmo tempo em que melhoramos a experiência dos passageiros, oferecendo mais conforto e a melhor cabine nesta categoria”, disse Mohamed Radhy Bennahi, CEO da Mauritania Airlines.
A Embraer é líder mundial na fabricação de jatos comerciais com até 150 assentos. A companhia conta com 100 clientes em todo o mundo operando os jatos das famílias ERJ e E-Jets. Apenas para o programa de E-Jets, a Embraer registrou mais de 1.800 pedidos firmes e 1.400 entregas, redefinindo o conceito tradicional de aeronaves regionais.

(*) Com informações da Embraer


quinta-feira, 28 de março de 2019


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Piracicaba (SP) – A Hyundai Motor Brasil anunciou seu prêmio aos fornecedores que foram destaques durante o ano de 2018 nos quesitos “Inovação em Gerenciamento de Custos”, “Inovação na Gestão da Qualidade”, “Serviços em Logística Internacional” e “Desempenho em Compras Gerais Diretas e Indiretas”.
A premiação foi realizada durante o “2019 Hyundai Suppliers Seminar”, encontro anual da empresa, em Piracicaba (SP), cidade onde possui sua planta industrial. A Aurora Eadi – Porto Seco de Sorocaba – recebeu o prêmio inédito na categoria melhor fornecedor de comércio exterior da Hyundai Motor Brasil por sua performance em processos logísticosA placa foi entregue para Paola Di Gregorio, diretora da Aurora EADI.
Além da importante premiação, o Seminário “Hyundai Suppliers” cumpriu a proposta de transmitir informações fundamentais para a realização dos desafiadores objetivos da Hyundai para 2019. O evento recebeu aproximadamente 300 convidados entre Presidentes, Diretores e Gerentes das empresas participantes.
Fábrica Piracicaba (SP)
A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu no final de fevereiro, no “Teatro do Engenho”, em Piracicaba (SP), cidade que abriga a Hyundai. “A conquista pela primeira vez do Prêmio Hyundai de Melhor Fornecedor Logístico de 2018 é gratificante por diversos motivos, além da relevância da escolha por uma empresa como a Hyundai. Aponta o caminho de que nossos processos estão com altos padrões de excelência na prestação de serviços”, enalteceu Luciana Martins Gerente de Atendimento a Clientes, que participou também da entrega do prêmio.
A Hyundai anunciou neste mês de março investimentos de R$ 125 milhões na fábrica de Piracicaba (SP). A empresa deverá acrescentar mais robôs e equipamentos modernos para ampliar o volume de 36 para 42 carros por hora. Com isso, a montadora prevê um volume adicional na capacidade de produção de 30 mil veículos, atingindo a marca de 210 mil carros/ano.
 Sobre a Aurora EADI
Aurora EADI (Estação Aduaneira do Interior – “Porto Seco”) é um provedor de soluções logísticas integradas em quatro setores: Armazém Alfandegado, Alfandegado com Anuência da Anvisa, Armazém Geral e Transportes.
Principais serviços:
– Armazém Alfandegado;
– Armazém Geral
– Crossdocking;
– Regimes Aduaneiros Especiais;
– Operação de “VMI” – “Vendor Management Inventory”
– Inventário Diário – “FIFO” (First In First OUT) & “FEFO” (First Expiry First Out);
– Consolidação de cargas para exportação;
– Operações Customizadas para os segmentos: Alimentício, Farmacêuticos, Eletrônico, Automotivo e Industrial
– Operações especiais com Cargas Projetos
(*) Com informações da Aurora EADI

quarta-feira, 27 de março de 2019

Brasil e Nigéria debatem ampliação do comércio e acordo de facilitação de investimentos



Brasília – A Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint) do Ministério da Economia recebeu, nesta terça-feira (26), a visita de uma delegação chefiada pela ministra de Estado da Indústria, Comércio e Investimentos da Nigéria, Hajiya Aisha Abubakar, com a presença do embaixador da Nigéria no Brasil, Christopher Okeke. As autoridades nigerianas foram recebidas em audiência pelo secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Marcos Troyjo, e equipe técnica.
Entre os objetivos da missão nigeriana ao Brasil estão a promoção das trocas comerciais e dos investimentos bilaterais em setores-chave, como agricultura, cadeias de valor do açúcar, serviços financeiros, manufatura e processamento de couros, alimentos, produtos têxteis, pequenas e médias empresas, automobilístico e de autopeças.
Na oportunidade, o governo brasileiro reiterou o interesse em firmar um Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) com a Nigéria, e reativar o Mecanismo de Diálogo Estratégico Brasil-Nigéria, paralisado desde 2013.
Intercâmbio Comercial
Em 2018, o Brasil exportou para a Nigéria US$ 667 milhões em bens. As compras brasileiras do país africano, no mesmo período, totalizaram US$ 1,63 bilhão, o que resultou em déficit de US$ 964 milhões para o Brasil.  Vendemos para a Nigéria principalmente açúcar (56% do total), ônibus e outros veículos (17%), fumo em folhas (4,6%) e compostos de funções nitrogenadas (4%). Compramos do mercado nigeriano, no ano passado, principalmente óleos brutos de petróleo (84%), ureia (8,2%) e gás natural liquefeito (6,8%).
(*) Com informações do Ministério da Economia