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sexta-feira, 14 de maio de 2021

 


Despacho Aduaneiro é a conversão da Comercial Invoice e demais informações em declarações de importação ou exportação. Documentos oficiais das cargas que passam pela alfandega brasileira.

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Novo estudo da Apex-Brasil apresenta panorama de internacionalização do complexo casa e construção de SP




Brasília – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) publicou o novo estudo “São Paulo – Perfil e Oportunidades de Exportação e Investimentos  Casa e Construção 2021”, uma análise da capacidade de exportação e atração de investimentos das empresas paulistas do complexo de Casa e Construção.

O documento apresenta um panorama geral da economia de São Paulo e identifica o seu potencial exportador a partir de uma análise das suas exportações de bens e serviços e do perfil dos investimentos estrangeiros diretos no estado.

Neste estudo foram identificados 469 oportunidades específicas para o complexo, distribuídas em 17 subsetores, para as exportações paulistas, mapeadas com base na metodologia da Apex-Brasil, para as exportações do estado nos 5 principais destinos. Baseado em uma metodologia de análise da Apex-Brasil, o estudo mapeia os 5 setores do complexo de Casa e Construção de baixo desempenho exportador, mas com maior potencial para expandir suas exportações no estado.

(*) Com informações da Apex-Brasil

sexta-feira, 7 de maio de 2021

 


Gostaria de lucrar mais em suas vendas ? Contate nossa equipe e tire suas dúvidas sobre como funciona o Comércio Exterior. Temos todos os caminhos alinhadas para produtos importados e exportar .


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Após dez anos, ICC Brasil lança o Incoterms 2020 em português com valores promocionais


São Paulo – Depois de 10 anos, a ICC Brasil (International Chamber of Commerce) anuncia o lançamento dos Incoterms 2020, em português, para meados de maio de 2021. Estas regras, reconhecidas mundialmente, estabelecem definições comumente aceitas, relacionadas à venda de mercadorias entre parceiros comerciais em todo o mundo.

Desde 1936, a ICC revisa os Incoterms periodicamente para refletir as mudanças no sistema de comércio internacional. As regras fazem os negócios funcionarem para todos, facilitando trilhões de dólares no comércio global anualmente, auxiliam importadores e exportadores em todo o mundo a compreender suas responsabilidades e formam a linguagem das transações de vendas internacionais, ajudando a construir confiança em nosso valioso sistema de comércio global.

O preço do livro será de R$ 250 para não-associados da ICC Brasil e R$ 200 para associados, com um valor promocional até dia 30 de junho. Para adquirir a publicação basta entrar em contato com iccbrasil@iccbrasil.org

(*) Com informações da ICC Brasil

terça-feira, 20 de abril de 2021

 


Sabe como funciona para importar ou exportar ? Entre em contato com nossa equipe e entenda como funciona para operar no mercado internacional.

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Brasília –  A 129ª. edição da China Import & Export, conhecida mundialmente como Canton Fair, foi aberta hoje (15) em sua plataforma online e se estenderá até o próximo dia 24. O Brasil estará presente nessa que é considerada uma das maiores feiras multissetoriais do mundo, com a participação de 16 empresas, que apresentarão um total de 50 produtos a um vasto número de importadores não só da China mas de mais de 200 países e territórios.

Lina Xu – Gerente de Eventos e Projetos do China Trade Center – Foto: Divulgação

Ao anunciar a abertura da Canton Fair, a Gerente de Eventos e Projetos do China Trade Center, Lina Xu, afirmou que “a Canton Fair é a maior exposição, com a maior variedade de produtos, maior diversidade de público e o evento com o maior volume de negócios da China. Estar presente nesse megaevento abre extraordinárias possibilidades de negócios para as empresas brasileiras, que mais uma vez estarão participando da mostra que pela segunda vez será realizada sob o formato online”.

Os números da Canton Fair são verdadeiramente impressionantes, conforme destaca a Lina Xu, ao lembrar que até a 126ª. Edição, a mostra teve um volume acumulado de exportação na casa de US$ 1,412 trilhão, e um total acumulado de visitantes de 8,99 milhões de pessoas, procedentes da  própria China e de mais de 226 países e regiões. Ao todo, foram expostos 1,8 milhão de produtos.

Foto: Divulgação

Devido à atual situação da pandemia, a 129ª. edição da Canton Fair voltará a ser realizada de forma virtual e a expectativa é de que 26 mil expositores estejam presentes no evento. O Brasil está representado por 16 empresas e 50 produtos.

Segundo Lina Xu, “a participação dessas empresas na Canton Fair dará grande visibilidade aos seus produtos não apenas no mercado chinês, mas também num vasto mercado internacional, aos quais  terão acesso os produtos brasileiros dos segmentos de alimentos e bebidas, artigos de casa, calçados, ferramentas, utensílios domésticos e higiene pessoal. Além disso, a organização da feira deu um destaque especial para o pavilhão internacional e para o estande brasileiro nesta edição da Canton Fair, divulgando o estande como destaque para todos os visitantes do seu mailing”.

Foto: Divulgação

As empresas brasileiras presentes na Canton Fair são sediadas em diversos estados brasileiros, como São Paulo, Paraná, Maranhão e Goiás, entre outros. São as seguintes:

Alumiart Falcão (balde de gelo)

Bifum (pasta de bifum)

Capotira (cachaça)

Reserva do Zito (cachaça)

Fazenda Bela Época de Franca (café orgânico e café especial)

Dani Fernandes Abaca (sabonete líquido e difusor)

Doce Pedaços (biscoitos finos)

Orcade (calçados)

Podium (ferramentas)

Sabor da Ilha (geleia)

Tropicalia Mix (sorbet de açaí)

Vemplast (utensílios domésticos)

Rapa Sugar (açúcar orgânico)

Don Gentlis (cerveja artesanal)

Imperador (molho de pimenta, creme de pimenta e creme de alho)

Ybi Brazil (açaí em pó, óleo de avocao, mantra de cupuaçu)

A participação das empresas brasileiras nessa importante mostra vem crescendo a cada ano, graças ao trabalho realizado com elevado senso de profissionalismo e competência pela equipe do China Trade Center de São Paulo. São eles Lina Xu (Gerente de Eventos e Projetos),  Heitor Fiorotto (Gerente de Negócios e Relacionamentos) e Henrique Reis (Gerente de Relações Internacionais).

SERVIÇO:

China Export & Import (Canton Fair)

Data: 15 a 24 de Abril de 2021

Visite nossos parceiros brasileiros nos estandes virtuais #9.3ª11-#11.2H25 em:

https://ex.cantonfair.org.cn/pc/en/exhibitor/4a2d0000-595a-9e74-c7ea-08d8651e9b34/

Registre-se como comprador:

https://fbuyer.cantonfair.org.cn/en/account/new-buyer/register

terça-feira, 13 de abril de 2021

 

Santos Brasil vence licitação de três terminais de graneis líquidos no Porto de Itaqui




São Paulo – A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, venceu o leilão de arrendamento de três terminais destinados à movimentação de granel líquido, no Porto de Itaqui (MA). As ofertas da Companhia para as áreas chamadas IQI03, IQI11 e IQI12 foram consideradas as mais vantajosas e, portanto, as mais bem classificadas.

O valor de outorga da área IQI03 foi de R$ 61,3 milhões, da IQI11, de R$ 56 milhões e da IQI12, de R$ 40 milhões. O prazo das concessões é de 20 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 70 anos. As três áreas somam 180 mil m3 de capacidade instalada e a previsão de investimentos futuros para ampliação de capacidade é de R$ 416 milhões.

A conquista marca a entrada com força da Santos Brasil no setor de granéis líquidos e a nova fase de diversificação das atividades da Companhia para negócios que tenham sinergia com suas atuais operações, de forma a compor seu portfólio e reforçar sua participação no mercado portuário, ampliando os serviços ofertados à sua base atual e potencial de clientes.

De acordo com Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, com o resultado do leilão a empresa dá um passo importante na sua estratégia de movimentar outras cargas além do contêiner, focando em negócios de alto potencial. “Com a conquista destes três terminais entramos num setor que vem crescendo em ritmo acelerado e nos posicionamos com um player relevante em um porto que é hub de distribuição de derivados de petróleo para a região centro-oeste e que tem enorme potencial de crescimento ligado ao agronegócio”, diz. Segundo os dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), a movimentação de granel líquido cresceu 14,8% no ano passado frente a 2019, enquanto o setor portuário apresentou alta de 4,2%.

Para viabilizar sua estratégia de crescimento, em novembro de 2020, a Santos Brasil levantou R﹩ 790 milhões com oferta primária de ações na B3. Além de analisar a participação nos próximos leilões de arrendamentos de ativos portuários (especialmente granel líquido e sólido), a empresa estuda possibilidades de negócios para a verticalização e integração da cadeia logística portuária a partir da plataforma da Santos Brasil Logística; e a ampliação da sua participação na movimentação brasileira de contêineres.

(*) Com informações da Santos Brasil

terça-feira, 6 de abril de 2021

 




"O comércio é o grande civilizador. Trocamos ideias quando trocamos tecidos." Ingersoll , Robert


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Especialista da Interseas analisa efeitos da pandemia no transporte marítimo internacional



Florianópolis (SC) – O ano de 2021 começou com muitos desafios: falta de espaço, de equipamentos e alta nos valores do frete internacional oriundo da Ásia, chegando a custar US$ 10 mil  o container.

Para importações vindas do oriente, nos últimos meses, a tarifa dos fretes apresentou baixa nos valores. Porém, novos fatores prometem afetar ainda mais esse cenário.

Essas consequências já podem ser identificadas em algumas situações. Exemplo disso, é um novo aumento nas tarifas e a falta de equipamentos e aumento das tarifas, quando a origem é a Europa.

Evandro Ardigó, especialista em logística internacional, com mais de 20 anos de vivência neste segmento, conversou com a equipe da Interseas e a partir das suas experiências, trouxe um panorama do mercado internacional atual.

Confira a entrevista completa!

Interseas: Qual a principal consequência da pandemia na demanda por transporte internacional marítimo, até este momento?

Evandro Ardigó: A principal consequência foi o aumento do valor em até 400% devido a demanda reprimida.

Interseas: Podemos esperar redução na tarifa de frete na importação?

Evandro Ardigó: A tendência era de queda na tarifa de importação da Ásia, pois já vinha caindo desde a segunda quinzena de janeiro deste ano. No entanto, essa queda foi interrompida e as tarifas voltaram a subir devido à crise gerada pelo acontecido no canal de Suez.   

Interseas: Na exportação também podemos identificar a falta de equipamentos e tarifas elevadas. Você pode explicar as causas dessa situação?

Evandro Ardigó: Devido ao lockdown do ano passado, houve uma quebra na cadeia de suprimentos. A depreciação do real frente ao dólar tornou o produto fabricado no Brasil muito competitivo e aumentou o volume de exportação. Muitos exportadores estão preferindo exportar, ao invés de investir mais no mercado interno.

Interseas: De que forma o ocorrido no canal de Suez, que responde pelo tráfego de 10% do comércio marítimo e faz rota com a Europa e costa leste americana, além da Ásia, nos afeta aqui no Brasil?

Evandro Ardigó: Falando em Ásia, afeta porque haverá uma quebra no estoque de contêineres vazios. Os navios que vinham da Europa e estão atrasados, não irão descarregar os containers na Ásia conforme programado e, consequentemente, faltará contêineres. Estaremos competindo pelos mesmos contêineres vazios com o resto do mundo.

Interseas: E agora, diante de todo o cenário que estamos vivenciando, o que podemos esperar do mercado?

Evandro Ardigó:  Há um desabastecimento mundial na cadeia de suprimentos. A maioria das empresas do mundo todo ficaram com estoque baixo, no fim do primeiro semestre do ano passado. 

A situação não estava normalizada e não tínhamos uma visão de quando estaria. Agora, com a crise de Suez, podemos esperar que o mercado fique mais instável ainda. A sugestão que fica é não contar com uma baixa do valor do frete para níveis históricos, porque é improvável que isto aconteça a curto prazo e dentro do possível se programar e antecipar as suas reservas para não correr o risco de ficar sem produtos.

(*) Com informações da Interseas

segunda-feira, 22 de março de 2021

 



Para importação e exportação internacional, pense Rimera Multimodal. Embarques rápidos, competitivos e muito bem atualizados quanto a posicionamento da carga e de voos. Embarques aéreos são os mais seguros e rápidos da logística internacional. Nossa operação trabalha sempre com check lists atualizados conforme o regulamento aduaneiro e costumes aduaneiros em aeroportos.

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