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quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

 

Para ser uma empresa que exporta é preciso ser uma empresa comercial que seja habilitada no RADAR, ter uma empresa compradora/ importadora, e um fabricante nacional de quem comprar para depois revender internacionalmente.

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Ministros vão à China em busca de negócios

Delegação brasileira inaugurará estande em feira de importação


O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge, inicia neste domingo (4) uma missão na China com o objetivo de aumentar e diversificar as exportações brasileiras com o país asiático, que é o maior parceiro comercial do Brasil. De janeiro a setembro deste ano, o Brasil vendeu para a China um total de US$ 47,2 bilhões em produtos, principalmente soja, petróleo e minério de ferro. Esse volume comercializado representa 26,3% do total das exportações brasileiras para o exterior.

Entre as principais agendas de trabalho de Marcos Jorge no país, está uma visita ao ministro chinês da Indústria e Tecnologia da Informação, Miao Wei, e uma visita à Feira Internacional de Importação da China, em Xangai. Também participam da viagem os ministros das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e da Agricultura, Blairo Maggi, além de representantes da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Ainda neste domingo, os ministros deverão se encontrar, em Xangai, com a delegação de 120 representantes de 72 empresas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). À noite, está previsto um jantar oferecido pelo presidente chinês, Xi Jinping.

Feira internacional

Na segunda-feira (5), o Brasil inaugura o pavilhão na 1ª edição da Feira Internacional de Importação e Exportação da China, cujo objetivo é promover as exportações de produtos estrangeiros ao país asiático. Coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), a delegação brasileira será composta por cerca de 90 empresas do setor de alimentos e agrícola, equipamentos médicos e de saúde, comércio de serviços (software, engenharia e serviços esportivos) e de bens de consumo (moda e vestuário).

Maior comprador de produtos brasileiros, a China também é o segundo maior mercado consumidor e importador entre todos os países do mundo. No total, mais de 3 mil expositores de mais de 130 países apresentarão seus produtos em uma área de exibição de 240 mil metros quadrados entre os próximos dias 5 e 10.

São esperadas mais de 2,8 mil empresas de 140 países, que reúnem cerca de 150 mil compradores durante o evento em busca de bens e serviços estrangeiros. Em nível governamental, 82 países e três organismos internacionais promoverão exposições institucionais e está confirmada a presença de chefes de estado, de governo, de ministros e de vice-ministros, cujo número supera 200 integrantes, segundo o MDIC.

Oportunidades

Essa é uma das poucas feiras do planeta em que o foco é a importação. As empresas estarão na disputa por uma fatia dos US$ 10 trilhões que os chineses estão dispostos a gastar, nos próximos cinco anos, na compra de produtos industriais e agropecuários. Integram a delegação brasileira empresas de economia criativa, setor no qual o Brasil já é reconhecido em especial pelo design, pela criatividade e pela inovação. Também serão destaque os setores de editoração, games, música e futebol.

“O Brasil é um país criativo, diverso e sustentável, com empresas e marcas de destaque mundial que oferecem produtos e soluções tecnológicas de vanguarda para os desafios globais da nossa sociedade”, afirmou o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, ex-embaixador brasileiro na China. Ele disse ter certeza que o público que for à feira vai se encantar com o que o Brasil tem para mostrar.

O Brasil pode aproveitar a feira para se posicionar melhor no mercado chinês, disse a ministra conselheira para assuntos econômicos e comerciais da Embaixada da China, Xia Xiaoling. “A China tem 1,3 bilhão de consumidores e esse é um mercado enorme que o Brasil não pode perder”, acrescentou.

As commodities respondem por grande parte das exportações do Brasil para a China, mas a diplomata lembra que o Brasil não tem apenas commodities e que a China está disposta a comprar vários outros produtos como aviões executivos, vinhos brasileiros, cachaça, produtos derivados de leite, artigos de moda como sandálias e vestuário, biocombustíveis, veículos flex, entre outros.

Edição: Wellton Máximo


https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-11/ministros-vao-china-em-busca-de-negocios


sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

 

Ministros vão à China em busca de negócios


O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge, inicia neste domingo (4) uma missão na China com o objetivo de aumentar e diversificar as exportações brasileiras com o país asiático, que é o maior parceiro comercial do Brasil. De janeiro a setembro deste ano, o Brasil vendeu para a China um total de US$ 47,2 bilhões em produtos, principalmente soja, petróleo e minério de ferro. Esse volume comercializado representa 26,3% do total das exportações brasileiras para o exterior.

Entre as principais agendas de trabalho de Marcos Jorge no país, está uma visita ao ministro chinês da Indústria e Tecnologia da Informação, Miao Wei, e uma visita à Feira Internacional de Importação da China, em Xangai. Também participam da viagem os ministros das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e da Agricultura, Blairo Maggi, além de representantes da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Ainda neste domingo, os ministros deverão se encontrar, em Xangai, com a delegação de 120 representantes de 72 empresas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). À noite, está previsto um jantar oferecido pelo presidente chinês, Xi Jinping.

Feira internacional

Na segunda-feira (5), o Brasil inaugura o pavilhão na 1ª edição da Feira Internacional de Importação e Exportação da China, cujo objetivo é promover as exportações de produtos estrangeiros ao país asiático. Coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), a delegação brasileira será composta por cerca de 90 empresas do setor de alimentos e agrícola, equipamentos médicos e de saúde, comércio de serviços (software, engenharia e serviços esportivos) e de bens de consumo (moda e vestuário).

Maior comprador de produtos brasileiros, a China também é o segundo maior mercado consumidor e importador entre todos os países do mundo. No total, mais de 3 mil expositores de mais de 130 países apresentarão seus produtos em uma área de exibição de 240 mil metros quadrados entre os próximos dias 5 e 10.

São esperadas mais de 2,8 mil empresas de 140 países, que reúnem cerca de 150 mil compradores durante o evento em busca de bens e serviços estrangeiros. Em nível governamental, 82 países e três organismos internacionais promoverão exposições institucionais e está confirmada a presença de chefes de estado, de governo, de ministros e de vice-ministros, cujo número supera 200 integrantes, segundo o MDIC.

Oportunidades

Essa é uma das poucas feiras do planeta em que o foco é a importação. As empresas estarão na disputa por uma fatia dos US$ 10 trilhões que os chineses estão dispostos a gastar, nos próximos cinco anos, na compra de produtos industriais e agropecuários. Integram a delegação brasileira empresas de economia criativa, setor no qual o Brasil já é reconhecido em especial pelo design, pela criatividade e pela inovação. Também serão destaque os setores de editoração, games, música e futebol.

“O Brasil é um país criativo, diverso e sustentável, com empresas e marcas de destaque mundial que oferecem produtos e soluções tecnológicas de vanguarda para os desafios globais da nossa sociedade”, afirmou o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, ex-embaixador brasileiro na China. Ele disse ter certeza que o público que for à feira vai se encantar com o que o Brasil tem para mostrar.

O Brasil pode aproveitar a feira para se posicionar melhor no mercado chinês, disse a ministra conselheira para assuntos econômicos e comerciais da Embaixada da China, Xia Xiaoling. “A China tem 1,3 bilhão de consumidores e esse é um mercado enorme que o Brasil não pode perder”, acrescentou.

As commodities respondem por grande parte das exportações do Brasil para a China, mas a diplomata lembra que o Brasil não tem apenas commodities e que a China está disposta a comprar vários outros produtos como aviões executivos, vinhos brasileiros, cachaça, produtos derivados de leite, artigos de moda como sandálias e vestuário, biocombustíveis, veículos flex, entre outros.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022


 

Os maiores riscos de uma operação são:
Documentação com dados equivocados, temos check lists bem completo e atuais para evitar isso;
Atraso na entrega da carga do exportador ao agente da carga, trabalhamos com muita proximidade junto ao agente e exportador para entrega;
Avaria da carga no terminal, sempre válido ter seguro de carga internacional.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

 

Já está disponível o despacho aduaneiro de importação na modalidade Antecipado para mercadoria importada pelo modal aéreo



Receita Federal regulamentou, por meio da Portaria Coana nº 47, de 25 de outubro de 2021, o despacho aduaneiro de importação, na modalidade Antecipado, para mercadoria importada pelo modal aéreo por importador certificado como Operador Econômico Autorizado (OEA).

Tendo em vista as reduções de tempo e custos obtidas por meio do despacho antecipado no modal aquaviário, e para atender demanda dos importadores OEA, a Receita Federal estendeu a modalidade Antecipado ao modal aéreo também.

Nessa modalidade de despacho de importação, as empresas certificadas como OEA na modalidade OEA-Conformidade Nível 2 (OEA-C Nível 2) e que realizarem importação pela via aérea serão autorizadas a efetuar o registro de suas declarações de importação de forma antecipada, antes da chegada da carga. Trata-se de uma facilidade que poderá ser utilizada quando a Declaração de Importação (DI) for do tipo “Consumo” ou “Admissão na Zona Franca de Manaus (ZFM)”.

A Portaria também determina procedimentos de retificação da DI, de entrega da carga, bem como de trânsito de contingência para os casos de chegada em aeroporto diverso do programado.

A modalidade de despacho aqui apresentada é uma iniciativa que visa à simplificação dos procedimentos aduaneiros, em atendimento ao objetivo estratégico da Receita Federal de “Contribuir para a facilitação do comércio internacional”, buscando, assim, agilizar o fluxo de comércio exterior das empresas certificadas como OEA, bem como reduzir seus custos.


https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2021/novembro/ja-esta-disponivel-o-despacho-aduaneiro-de-importacao-na-modalidade-antecipado-para-mercadoria-importada-pelo-modal-aereo




sexta-feira, 19 de novembro de 2021

 

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Indústrias do Brasil e dos Emirados Árabes criam Conselho Empresarial para intensificar comércio e investimentos



Brasília – Os setores produtivos do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos estão empenhados em estreitar as relações econômicas e fomentar oportunidades de negócios e investimentos entre os dois países. Essa agenda será a missão do Conselho Empresarial Emirados Árabes Unidos-Brasil, instituído nesta quarta-feira (17), em Dubai, em solenidade durante a missão comercial que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lidera ao país da Península Arábica.

O memorando de entendimento que cria o conselho foi assinado pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e pelo presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria dos Emirados Árabes Unidos (FCCI), Abdullah Al Mazrui.

“Pra nós, a importante estreitar as relações com o mundo árabe, em exportações e importações, e também em investimentos. Há muita oportunidade para investimentos árabes na infraestrutura e na indústria e na biodiversidade brasileira. E para nós, brasileiros, os investimentos das nossas empresas aqui são uma oportunidade de entrar em todo o mercado do Golfo Pérsico e da Ásia. Pode ser um enorme hub de produção e exportação de produtos brasileiros”, afirmou o presidente da CNI.

Segundo o acordo, CNI e FCCI terão como missão promover maior entendimento entre os setores privados dos dois países sobre as respectivas políticas econômicas, comerciais e de investimentos, de forma a ampliar o conhecimento mútuo sobre os ambientes de negócios. Além disso, as entidades terão o papel de apresentar os governos de seus países conselhos, propostas e recomendações que contribuam para aprofundar as relações econômicas entre Brasil e EAU.

EAU são o segundo maior parceiro no Oriente Médio

Os EAU são o 29º país em corrente de comércio com Brasil e o segundo no Oriente Médio, atrás apenas da Arábia Saudita, com US$ 2,1 bilhões em fluxo de mercadorias (no acumulado de janeiro a setembro de 2021). Para o Brasil, o país da Península Arábica representa uma das nações árabes com maior abertura para o mundo ocidental.

Setores da indústria brasileira como o alimentício, que adequaram suas práticas para que pudessem exportar alimentos em acordo com as regras islâmicas, já mantém operações nos emirados e respondem pelo principal produto da pauta de exportação ao mundo árabe.

A missão comercial liderada pela CNI, com mais de 320 representantes empresariais e de instituições, representa, assim, oportunidades para empresas de outros ramos fazerem contatos e conhecerem a cultura de negócios do país.

(*) Com informações da CNI






sexta-feira, 17 de setembro de 2021

 

“Focus on Africa 2021”: em destaque, a África, seu potencial inesgotável e as relações com o Brasil



Da Redação

Brasília – Apresentar a África como oportunidade de negócios. Este será um dos objetivos principais da quarta edição do fórum “Focus on Africa”, a ser realizado entre os dias 21 e 23 de setembro em formato virtual. O evento se consolida como a principal iniciativa realizada no país com o objetivo de promover um amplo diálogo sobre o momento atual África, suas perspectivas futuras e as relações com o Brasil. Durante três dias, o fórum terá uma programação abrangente com visões e análises de renomadas especialistas com o foco em três pilares principais: pessoas, o progresso e o potencial.

Em entrevista exclusiva ao portal Comexdobrasil.com, Natália Dias(foto), CEO do Standard Bank Brazil, afirmou que  “o Fórum procurará mostrar uma África que vai além do mito e do preconceito pois as visões que temos no Brasil da África são muito estereotipadas. De um lado, temos o mito da África como o berço da humanidade, com uma tradição cultural muito grande e uma herança que nos une e que é o povo africano que veio para o Brasil e tudo isso é verdade, mas não é só isso. E, por outro lado, temos outras visões que enfatizam mais o preconceito de uma África onde só tem violência, fome, dependência de ajuda humanitária. O Fórum procurará apresentar uma África que vai além desses dois conceitos, e vamos mostrar, entre outros aspectos, uma África como grande oportunidade de negócios. A ideia é colocar a África dentro de um contexto mais moderno e atualizado”.

Em sua quarta edição, o “Focus on Africa” tratará não apenas dos temas majoritariamente africanos, como aconteceu nos eventos anteriores e terá um olhar especial sobre questões relevantes para o mundo e não necessariamente apenas para a África. Terá também um olhar mais aprofundado sobre o setor privado e sua atuação no continente africano.

Em 2010, o Standard Bank elaborou uma série de relatórios destacando as principais macrotendências que iriam impactar o desenvolvimento do continente no longo prazo: crescimento econômico, demografia, tecnologia, inclusão financeira, entre outras. Essas previsões foram revisitadas com o objetivo de mostrar quais delas continuam relevantes, especialmente em um cenário de mudança geopolítica gerada pela pandemia de Covid-19.

Nesse novo contexto, o Fórum abordará temas como a dependência de matéria-prima da China e questões ligadas à Agenda Africana, como a industrialização do continente, o aumento do comércio intra-africano, a transição energética, os investimentos em infraestrutura, energia renovável e tecnologia, entre outros, para acelerar o processo de desenvolvimento africano.

Ao falar sobre a organização do evento, Natália Dias afirma que “em termos de estrutura, a gente continua sempre fazendo uma mistura de trazer representantes de governos e do setor privado, mas a principal mudança deste ano é uma mão mais forte no setor privado. São empresas que há muito tempo já estão fazendo negócios no continente e elas vão nos mostrar quais são as lições aprendidas, os desafios enfrentados  e como desenvolver uma estratégia bem sucedida  no continente africano. Nesse sentido, teremos a participação de empresas como a Embraer, a InBev, braço internacional da Ambev e que tem investimentos internacionais na África, o Grupo M Dias Branco, a Kepler Weber, e outros empreendimentos que não estão tão associados com a África para mostrar porque eles decidiram investir lá e como desenvolver estratégias bem sucedidas no continente africano”.

Programação do “Focus on Africa 2021”

A edição de 2021 será aberta na próxima terça-feira (21)  às 8:00, por Natália Dias, CEO, Standard Bank Brazil. O discurso de abertura estará a cargo de Kenny Fihla(foto),  Presidente do Segmento de Atacado do Standard Bank.

Foto: Divulgação/Standard Bank Group

Na sequência haverá o Debate Estratégico “Atendendo às necessidades de financiamento do continente: como o New Development Bank pode incentivar investimentos em projetos na África pós-pandemia”, a cargo de Marcos Troyjo(foto abaixo), Presidente do New Development Bank.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

“Por que África, por que agora? As principais tendências moldando o desenvolvimento do continente” é o tema de outra conferência, que terá como palestrantes Goolam Ballim, Economista-Chefe, Equipe de Análise Econômica do Standard Bank; Simon Freemantle, Economista Sênior, Unidade de Economia Política Africana do Standard Bank; e Jibran Quierishi, Economista-Chefe e Regiões Africanas do Stanbic Bank.

O primeiro dia do “Focus on Africa 2021” terá ainda duas conferências. Na primeira delas será abordado o tema “Acordo de Livre Comércio Africano (AfCFTA) – Como o Brasil pode participar no próximo vetor de crescimento da África?”, com nota de abertura a cargo de Wamkele Keabetswe Mene –  Secretário Geral do AfCFTA), que deverá falar pela primeira vez para o público brasileiro,  moderação de Goolam Ballim – Economista-Chefe, Equipe de Análise Econômica do Standard Bank e participação de Igor Isquierdo Celeste – Head de Inteligência de Mercados, Apex-Brasil; Sérgio Valle -Economista-Chefe MB Associados; e Mathias Alencastro -Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

A segunda palestra tratará da temática “Aproveitando o poder transformador de finanças sustentáveis para criar crescimento na África”, com moderação de Fábio Alperowitch -Gestor, Fama Investimentos, e participação de Greg Fyle -Head, Energia e Infraestrutura do Standard Bank Group; Leslie Maasdorp -Vice-Presidente e CFO, New Development Bank; Mauro Mattoso – Chefe do Departamento do Complexo Agroalimentar e Biocombustíveis do BNDES.

A programação completa do “Focus on Africa 2021”  poderá ser acessada pelo link https://cvent.me/PW7mNm

Agronegócio, um dos destaques

O agronegócio será um dos destaques na programação do evento. Na opinião de Natália Dias, “é impossível falar sobre Brasil e África sem falar  no agronegócio”.  O tema será objeto da Sessão Estratégica “A transformação do Brasil em uma potência agrícola e ângulos de cooperação com a África”, que terá como palestrantes Marcos Jank, Coordenador do “Agro Insper” e Renato Rasmussen, Diretor de Inteligência de Mercado da StoneX Brasil.

Marcos Jank, Coordenador – Insper Agro Global / Foto: Divulgação Insper

 

Segundo a CEO do Standard Bank Brazil, “ Marcos Jank preparou um material exclusivo para o Fórum e vai divulgar dados de um trabalho mais específico sobre o futuro do agronegócio do Brasil no mundo, com um capítulo só de África”.

Na sequência será realizada a palestra “O agronegócio como próximo motor de crescimento da África? Quais os benefícios para o Brasil?”, que terá a moderação de Marcos Jank e a participação de Flávio Bettarello (Secretário Adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maximo Torero  – Economista-Chefe da FAO; Katie Hoard – Diretora Global de Sustentabilidade e ESG da InBev; e João Tadeu Franco Vinho -Superintendente Comercial e de Marketing da Kepler Weber.

Segundo Natália Dias, “este ano o “Focus On Africa” será muito centrado em geopolítica, ESG, transição energética e tecnologia. No último dia do evento vamos focar muito em mostrar o potencial  da África. Para a África crescer ela precisa, assim como o Brasil, vencer o gap de infraestrutura. Qual é o futuro da infraestrutura no continente africano? Como a África vai fazer a transição energética para energias mais limpas?  Vamos falar muito de energia descentralizada, solar, eólica, etc. E teremos um painel muito interessante mostrando como o barateamento  do  acesso à tecnologia  pode permitir  que a África acelere o seu desenvolvimento”.

A África sob uma ótica otimista 

Natália Dias tem uma visão sempre otimista em suas abordagens sobre o momento atual e em especial sobre o futuro do continente africano. Ela destaca que “o que está na base da nossa visão  que permanece otimista  para a África? O que está acontecendo lá?  É o crescimento populacional, pois 50% de  todo o crescimento populacional  até 2050 vão vir  do continente africano. Em 2050, 25% de  toda a população mundial vai estar morando na África, a gente continua tendo essa  forte migração para as cidades criando grandes centros de consumo”,

O crescimento populacional e o movimento vigoroso de migração para as cidades são indutores de transformações e de crescimento, conforme reforça a executiva: “você tem investimentos no setor de recursos naturais, de infraestrutura e no próprio setor de commodity que tem levado a um crescimento do PIB e não podemos nos esquecer de que a África é a região do mundo  que mais cresce depois da Ásia. Nos últimos 20 anos a África acresceu próximo de 4% ao ano, o que é significativamente  maior que a média global e só  perde de fato para a Ásia e dentro dos vários países africanos você tem alguns que despontam , como por exemplo a Etiópia que é um dos países  que mais tem investimento público no mundo. Eles adotam um modelo  muito parecido com o chinês  de investimento público viabilizando  o crescimento econômico e então eles crescem  a mais de 10% nos últimos  dez anos. Então, você tem  esse dinamismo econômico que está  se traduzindo de alguma forma em mais poder de compra para a população.  Temos visto um crescimento de renda per capita, porque o crescimento do consumo das famílias está crescendo numa  taxa  maior que o crescimento populacional e com isso está gerando riqueza para a população”.

A CEO do Standard Bank Brazil destaca mudanças tecnológicas relevantes como fundamentais para a sua confiança no futuro do desenvolvimento do continente africano: “no caso da energia, por exemplo, aqui no Brasil a gente não pode ir para um modelo de energia descentralizada e a África está indo porque tem um barateamento  da tecnologia, principalmente da solar, que é uma grande base de como eles vão aumentar  a taxa de eletrificação no continente. Também tem o acesso ao telefone celular, que está gerando uma inclusão financeira, tem um grande número de pessoas abrindo contas correntes em bancos ou fazendo a inclusão financeira via fintechs. O ambiente de fintechs de África é um dos mais  dinâmicos que existe no mundo.Saiu recentemente um ranking de fintechs que mostra que a África está entre as regiões que mais tem fintechs. É o Fintech Ranking Report, que listou treze  países da África entre 83 nações  que têm ecossistemas de fintechs”.

A África e a Covid-19

O monitoramento do avanço da pandemia de Covid-19 foi objeto de atenção constante do Standard Bank e de sua CEO no Brasil e, com grande alivio, ela destaca que “felizmente, as previsões mais pessimistas sobre a pandemia na África não se concretizaram  e há várias hipóteses em relação a esse assunto.  Uma diz que a população é bastante jovem. Outra  é que os países já estão acostumados a lidar  com epidemias, como por exemplo o ebola e teve ali uma resposta de gerenciamento de crise que talvez funcionou e  no caso, por exemplo, da África do Sul, que impôs um lockdown bastante severo e isso ajudou a controlar a pandemia. As medidas foram tomadas de forma muito mais assertiva e rapidamente em comparação com o Brasil, então há uma série de fatores que acho ajudaram nesse panorama  mais benéfico de África com relação  à pandemia”.

Natália Dias sublinha que a posição do Standard Bank é de que pandemia  afetou efetivamente as economias africanas, “com decrescimento do PIB como a gente viu no ano passado, alta da inflação, uma certa dose de deterioração fiscal, a exemplo do que aconteceu no Brasil”. Ainda assim, frisa que “na África os efeitos da pandemia foram um pouco mais contidos dado o impacto menor que a pandemia teve lá, e por isso acreditamos que os fundamentos de longo prazo da África não mudaram”.

Nesse contexto, ela afirma que “a pandemia acabou acelerando  alguns movimentos que a gente já vinha  vendo antes, como a inclusão digital e financeira, a revisão da África em termos de como o continente pode se incluir nas cadeias  produtivas globais. Quando você quiser reduzir a dependência da China, o  lugar para onde você pode direcionar indústrias, onde você tem mão de obra abundante e barata é na África e a África esta deliberadamente  seguindo passos para conseguir se incluir  nessas cadeias globais e um dos objetivos do African Free Trade Agreement  é isso, você permitir através do escoamento da produção melhorar o trânsito de mercadorias porque isso vai permitir que a África entre nessas cadeias produtivas globais”

A pandemia pode abrir uma nova e promissora vertente comercial e de cooperação entre o Brasil e a África, conforme avalia Natália Dias: “acredito que aí se abre uma grande oportunidade para o Brasil O Brasil está, obviamente, lidando agora com as questões de poder atender  a sua população, mas a gente está  vendo, a própria evolução da Fiocruz avança para produzir todo o IFA aqui no Brasil e isso pode ser tanto um vetor de cooperação  técnica do Brasil exportar  tecnologia quanto passar  a exportar as vacinas ou produzí-las na África. Acho que essa é uma das provocações que vamos fazer  para o governo brasileiro no evento. Como  estão vendo essa parceria  com a África na questão das vacinas. Ao meu ver é uma oportunidade de negócios para o Brasil”.


quarta-feira, 4 de agosto de 2021


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Exportações de vinhos, espumantes e suco de uva surpreendem e registram fortes altas no primeiro semestre



Da Redação (*)

Bento Gonçalves (RS) – Não é só no mercado interno que os vinhos finos, os espumantes e o suco de uva nacional brindam os resultados alcançados no primeiro semestre de 2021. Apesar do volume ser muito menor do que é comercializado no Brasil, percentualmente o crescimento foi maior em relação às exportações.

 O suco de uva, por exemplo, que no ano passado teve um desempenho negativo, lidera a disparada com um aumento de 261,95%, passando de 312 mil litros nos primeiros seis meses de 2020 para 1,1 milhão de litros este ano. Na segunda posição de crescimento vem os vinhos finos com 161,17%, chegando a 3,6 mi de litros. Mesmo na terceira posição, os espumantes também ampliaram presença no exterior com um aumento de 38,08%, chegando a 340 mil litros. 

Os dados oficiais são do Comex Stat, o sistema de divulgação de estatística de comércio exterior do Brasil, produzidos pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.

“É um volume muito baixo se comparado aos importados que ocupam espaço no Brasil, mas mesmo assim precisamos comemorar. Estamos avançando tanto no Brasil quanto no exterior e isso prova que o mercado consumidor percebe a qualidade da nossa produção e aprova”, avalia o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Argenta.

A maior remessa foi de vinhos finos para o Paraguai com 3,1 milhões de litros, seguido por 304 mil litros de espumantes para os Estados Unidos e 300 mil litros de suco de uva para a China. Nesses seis meses, as vinícolas brasileiras registraram remessas de vinhos finos para 55 países, espumantes para 36 países e suco de uva para 42 países.

Vendas no mercado interno registram alta de 41%

Divulgação

De janeiro a junho deste ano, a venda de vinhos finos brasileiros praticamente alcançou o volume registrado em todo 2019. Se comparado ao mesmo semestre de 2020, o crescimento foi de 41,15%, passando de 10,8 milhões de litros para 15,2 milhões de litros. Os espumantes também estão em alta, com destaque para o tipo brut com 3,7 milhões de litros, o correspondente a 52,03% de incremento se comparado ao mesmo período do ano passado. Os moscatéis tiveram alta de 43,30% chegando a um volume de 2,4 milhões de litros. Já o suco de uva, que vinha amargando queda, retoma as vendas com um discreto crescimento de 3,56% com 77,7 milhões de litros.

 Os dados oficiais são da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), com base no Sistema de Cadastro Vinícola da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.

Nunca antes na história da vitivinicultura brasileira se vendeu tanto vinho e espumante para o mercado interno, o que anima o setor que, encontrou na pandemia do Coronavírus, uma grande oportunidade de ser conhecido, degustado e aprovado pelos próprios brasileiros. O presidente da Uvibra, Deunir Argenta, comemora o momento, apostando num futuro ainda mais promissor. 

“Estamos colhendo o que plantamos há muitas safras. Não é por acaso que o vinho brasileiro vive este reconhecimento pelos próprios brasileiros. Muito investimento foi feito, o que proporcionou uma grande transformação nos últimos 10 anos. Aprendemos, depois de muita tentativa e erro, além de estudos, que tudo começa no vinhedo e é a partir dele que o nosso vinho vem conquistando cada vez mais consumidores”, afirmou.

 O vinho brasileiro conquistou a confiança dos canais de venda e dos consumidores. A ampliação dos pontos de comercialização, a melhor distribuição, o preço justo, a diversidade e a qualidade dos vinhos, espumantes e do suco de uva nacional contribuíram para o momento vivido que, segundo a entidade, não apenas deve se manter como evoluir, assim como os melhores vinhos.